domingo, 22 de março de 2015

Ciclistas pedem espaço em Tatuí: 'Não tem nem um metro de ciclovia'

Do G1- Ciclistas de Tatuí reclamam da falta de espaço nas ruas da cidade. “Não tem nem um metro de ciclovia”, diz o comerciante Marcos Murilo Roza, que costuma andar de bicicleta pela cidade. Uma ciclofaixa de dois quilômetros deve ser construída ainda neste ano, no bairro Santa Rita, em direção ao Centro, segundo a prefeitura.

A fotógrafa Débora Magali de Andrade conta que já se acidentou andando de bicicleta pelas ruas do município. “Percebi que uma caminhonete estava passando pela esquina e reduziu. Aí pensei que iria parar e atravessei, mas foi quando ela acelerou e me acertou”, relata.

Francisco Fernandes, diretor de Trânsito no município, confirma que a imprudência é a principal causa de ocorrências envolvendo ciclistas na cidade. De acordo com o diretor, em fevereiro de 2015 quatro acidentes já foram registrados. Em março houve um registro, segundo o representante da Pasta. Ele ainda ressalta que no período da noite os riscos são maiores para os usuários.

Segundo os ciclistas, é o desrespeito dos condutores que gera preocupação. “A gente tem que disputar espaço com os motoristas, que muitas vezes não têm paciência. Sempre tem alguém falando que sofreu uma queda”, comenta Roza.

O técnico de informática Lineu Aparecido da Silva diz que os carros, caminhões e motos trafegam como se nada estivesse no caminho. “É como a gente não existisse. Eles passam do nosso lado e nem olham."

Essa é a mesma preocupação de Renan Watanabe. “Motoqueiros e caminhões passam muito perto. Acho que são os piores obstáculos”, afirma.

O diretor de trânsito revela que, apesar do plano de construir ciclovia na cidade, não há previsão para que obras sejam feitas na áea central de Tatuí. Segundo o diretor, não há espaço nas ruas, pois são muito estreitas.
(Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário