quinta-feira, 5 de março de 2015

Secretaria de Saúde de Tatuí realiza campanha de combate à tuberculose

Exames gratuitos são realizados em postos de saúde da zona urbana e rural

Março é o mês dedicado ao combate à tuberculose em Tatuí. Até o dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha de busca ativa para detecção de novos casos da doença. Os exames serão realizados em todas as unidades básicas de saúde, da zona urbana e rural, em especial para os pacientes que têm como sintomas alguma dificuldade respiratória.

Tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre, pode ser sintoma de tuberculose. Em geral, a doença contagiosa, causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch, também gera emagrecimento e perda de apetite. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação.

Em caso de diagnóstico positivo, a Secretaria fará encaminhamento para tratamento médico especializado e gratuito no Posto de Saúde mais próximo do paciente.

Segundo coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a tuberculose ainda é um sério problema de saúde pública no Brasil. “É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas da tuberculose e procurem orientação nos postos de saúde do município. A doença tem cura, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico”, explica.

Mais informações sobre a doença podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica pelo telefone (15) 3259-6358.

Nenhum comentário:

Postar um comentário