quinta-feira, 26 de março de 2015

Prefeito decreta e caixas automáticos ficam sem nenhum dinheiro após 17h em Cesário Lange

Foto: TV TEM
O prefeito de Césario Lange (SP), Ramiro de Campos (PSDB), decretou que os caixas eletrônicos só liberem dinheiro até as 17h na cidade. Após este horário os equipamentos serão esvaziados e não haverá notas para saque. A medida foi tomada após ataques de criminosos a agências. O município de 17 mil habitantes conta com quatro bancos, dos quais três foram explodidos só neste ano. Dois deles ainda não funcionam. A única alternativa para quem quiser as notas será seguir até um posto de combustíveis na Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280).

A TV TEM entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Campos disse ainda que, em breve, será instalado um caixa eletrônico na rodoviária do município. “Foi feita uma reunião com os gerentes de bancos definindo os horários. A retirada deve ser só até as 17h e retomado o saque no dia seguinte, às 8h. À noite é um horário em que há poucos saques e isso foi decidido em função dos prejuízos e estragos que têm ocorrido nos últimos meses”, falou. O decreto foi publicado no dia 6 de fevereiro deste ano.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Cesário Lange, Camilo de Lelis Machado, outras medidas também têm sido tomadas para coibir esse tipo de ação no município. "Têm sido intensificada as rondas da Polícia Militar por meio de convênio que temos com a corporação."

O decreto determina ainda que ficam suspensas por tempo indeterminado as licenças para funcionamento em horário extraordinário das agências bancárias. Diz ainda que as empresas que descumprirem a legislação levarão multas diárias.

Explosões anteriores
Em janeiro, a parede, o teto e até a porta de uma das agências da cidade vieram abaixo com as explosões. Segundo a Polícia Militar, criminosos chegaram em dois carros. Depois de explodir os caixas e descobrir que não havia dinheiro, o bando jogou uma dinamite no meio do banco.
Agência bancária ficou destruída após ataque em Cesário Lange (Foto: Reprodução/TV TEM)

Menos de um mês depois houve um novo ataque. A estrutura das divisórias do prédio foi arremessada no meio da rua. Os três caixas automáticos ficaram destruídos. Uma das câmeras de segurança também foi parar no chão da agência.

População se divide
Preocupados com a insegurança, alguns moradores aprovam a decisão. Outros até concordam com a medida, mas acham que o horário de funcionamento poderia ser estendido para o período comercial. O funcionário público Valdemir Miguel Segato acredita que, com menos gente no local, os criminosos terão mais facilidade de ação. "Se funcionasse até mais tarde seria mais seguro."

O projetista Geison Camargo concorda com Segato. "Acho que deveria fechar às 19h, pois a turma teria tempo de resolver as coisas no banco até este horário", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário