sábado, 9 de novembro de 2013

II - Sorteio das apresentações dos cururueiros será hoje, 10

As datas e ordem de apresentação das duplas do Torneio de Cururu serão definidas por meio de sorteio, que será transmitido ao vivo pela Rádio Notícias AM de Tatuí (sintonizada em 1530 MhZ), dentro do programa de Helinho Beijo-Frio. O sorteio será neste sábado, 10, a partir das 14h.

Na sexta-feira, 15, e sábado, 16, o torneio tem início às 16h, contando com participação de cantadores da cidade. No domingo, 17, quando haverá a grande final, o torneio começa às 14h. Haverá participação especial do grupo “Os Tropeirinhos do Rancho”, crianças da zona rural de Tatuí que preservam a dança folclórica catira. Ao final da noite, acontece premiação dos grandes vencedores do torneio.

Neste ano, o torneio terá como jurados três grandes pesquisadores e admiradores do cururu. O júri será formado pelo professor-doutor Alberto Ikeda (etnomusicólogo, estudioso das culturas populares do Brasil e professor e pesquisador da Unesp), Carlos Cavalheiro (licenciado em História e em Pedagogia, bacharel em Teologia e pesquisador da História e do Folclore da região do Médio Tietê) e Sérgio Santa Rosa (jornalista e mestre em Comunicação Midiática pela Unesp). Todos os jurados têm livros publicados sobre o tema e já atuaram no julgamento do torneio em edições anteriores. A apresentação estará a cargo de Nerci “Falinha”. O júri avaliará itens como abertura (baixão), interpretação, afinação, ritmo/entrosamento com o violeiro e presteza na resposta e na sequência do tema sorteado/respeito ao tempo delimitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário