sábado, 30 de novembro de 2013

Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí ocorre neste final de semana


O Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, de 29 de novembro a 1 de dezembro, na Hípica Centaurus, em Tatuí, interior paulista, fecha com chave de ouro a temporada 2013 do Puro Sangue Lusitano.

Com concursos de morfologia exclusivos para a nova geração do cavalo Lusitano, e provas funcionais de cinco diferentes modalidades, com participação de várias raças, o Festival vai movimentar até três pistas, simultaneamente.

O evento será aberto ao público neste sábado, dia 30, e no domingo 1º de dezembro. O dia anterior é reservado a entrada dos animais. Das competições funcionais, três finais acontecem na Hípica Centaurus: os campeonatos brasileiros de Equitação de Trabalho e Atrelagem e o Paulista de Adestramento da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Um sábado de decisões - O dia mais movimentado do Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí será o sábado, quando as atrações começam a partir das 08h30.

Na pista central da Hípica Centaurus, acontece a Copa de Adestramento (aberta a todas as raças) e Final do Campeonato Paulista e Ranking 2013 da ABPSL. Para a definição do ranking da ABPSL, os conjuntos (cavalo/cavaleiro) participaram ao longo do ano de outras cinco etapas. Quando a competição terminar em Tatuí, os atletas terão direito a descartar dois resultados, e a soma dos outros quatro é que define o ranking da temporada. Das seis etapas, quatro aconteceram conjuntamente a provas da Federação Paulista de Hipismo (FPH), e duas em eventos da ABPSL: na Copa de Adestramento da Expo Égua, em junho, no Marco Zero, em Sorocaba (SP), e neste Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí (SP).

Já na pista grande, o Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho define os campeões da temporada das categorias Aberta Jovem Cavaleiro, Aberta Amador, Mirim, Amador, Cavalos Novos A, Cavalos Novos B, Aspirantes, Preliminar, Intermediária e Forte (Principal). A disputa reúne conjuntos que representam várias raças, mas das dez categorias, o cavalo Lusitano lidera o ranking parcial em cinco delas, com direito a empate na Intermediária. A disputa começa no período da manhã, a partir das 08h30, com as provas de Ensino e Maneabilidade que acontecem simultaneamente. Às 14h30, a prova de Velocidade será decisiva.

A partir das 12h00, a pista central será palco do Equitahorse Coudelaria do Castanheiro, competição aberta para todas as raças. O esporte, que nasceu na Coudelaria Nossa Senhora de Fátima, de Giovanna da Mata, é uma prova de velocidade e técnica onde o competidor precisa mostrar total entrosamento com sua montaria para enfrentar obstáculos que remetem a outras modalidades, entre elas o pólo, o horseball e as tradicionais provas de tambor e baliza.

Enquanto nas pistas externas o Adestramento, a Equitação de Trabalho e a Equitahorse prometem um show de adrenalina, a pista coberta da Hípica Centaurus será palco de duas atrações entre as preferidas de criadores e proprietários. Às 10h00, machos da raça candidatos a reprodutores passam pelo crivo dos juízes na última “Aprovação de garanhões” da temporada. A partir das 15h00, machos e fêmeas da nova geração do Puro Sangue Lusitano participa de três Concursos de Morfologia. No Potro do Futuro competem animais com um ano de idade, da geração letra “I”. Do concurso de Cavalos Jovens Montados os da geração letra “F”, e na categoria Potro “mamão” os animais da letra “J” que serão apresentados ao pé das mães.

Charme e Saltos dominicais

A partir das 09h00 da manhã de domingo, 1º/12, dois esportes dividirão a atenção da platéia: Atrelagem e Salto, com inscrições abertas para todas as raças.

Na pista grande, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e a Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat) realizam a última etapa do ano do Campeonato Brasileiro de Atrelagem das modalidades Adestramento e Maneabilidade. Concurso Combinado regido com regulamentos da Federação Equestre Internacional (FEI), as provas têm características distintas. A competição é dividida em séries de um, dois e quatro animais, e dentro delas, dividido em categorias.

No Adestramento, a reprise, pré-estabelecida, se assemelha ao Adestramento Clássico, onde são avaliados os movimentos/manobras do conjunto. Os animais se apresentam a passo e a trote. Na avaliação dos andamentos, os juízes observam a liberdade, regularidade, harmonia de movimentos, impulsão ligeireza e postura. O condutor também passa pelo crivo dos juízes que observam o estilo, a precisão e o domínio que ele tem na condução do animal.

Na Maneabilidade, o competidor percorre um percurso entre 500m e 800m contornando obstáculos em forma de cones de plástico com uma bola móvel em cima, que acusa quando as patas do animal ou as rodas do “carro” tocam o obstáculos, fator que leva a penalização. O andamento é livre, e a média de velocidade entre 14 km e 16km por hora.

Já na pista central da Hípica Centaurus a atração é o Salto. Na mais tradicional das modalidades do hipismo, o cavalo Lusitano vem sendo usado nas categorias de base, onde os obstáculos vão de 0,80m a 1m20, características das provas no evento.

O Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí é uma promoção conjunta da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), da Coudelaria do Castanheiro e Hípica Centuarus, de Clélia Clélia Erwenne Araújo.

Participe desta festa de confraternização de encerramento da temporada de eventos da ABPSL.

SERVIÇO:

Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí

Local: Hípica Centaurus – Tatuí (SP)

29 de novembro – Entrada dos animais

30 de novembro, a partir das 08h30

Copa de Adestramento e Final do Campeonato Paulista de Adestramento da ABPSL; Final do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho; Equitahorse Coudelaria do Castanheiro; Concursos de Morfologia e Aprovação de Garanhões

1º de dezembro, a partir das 9 horas

Campeonato Brasileiro de Atrelagem (Adestramento e Maneabilidade); provas de Salto e cerimônia de premiação.

Endereço: Av. Senador Laurindo Minhotto Km 24,5 – Tatuí – SP

Informações: (11) 3729-4439 – abpsl@associacaolusitano.com.br



Fonte: ABPSL

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário