segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Documentário sobre a Proclamação da República será exibido nesta quarta-feira

O Trem Republicano 1873 terá sessão gratuita no Museu Histórico Paulo Setúbal - Na semana da Proclamação da República, Tatuí será premiada com um documentário especial sobre a data. O Museu Histórico Paulo Setúbal apresenta nesta quarta-feira 13, a partir das 20h, o filme Trem Republicano 1873, de Antônio Barros Freire, Barrinhos. O evento é aberto ao público e gratuito. Os fatos narrados resgatam os bastidores de um dos fatos históricos mais importantes do país.

A inauguração da Estrada de Ferro Ytuana, em 1873, construída pelos fazendeiros do interior do estado para acelerar o transporte do café até o porto de Santos alavancou o desenvolvimento econômico de São Paulo e também a campanha para a proclamação da República em 1889. A Ferrovia chegou a Itu permitindo a famosa Convenção Republicana que provocou, anos depois, o fim da monarquia, o exílio de Dom Pedro II e o retorno da família imperial para a Europa.

O documentário traz o depoimento de historiadores, jornalistas e pesquisadores que compõem uma preciosa abordagem sobre a importância da ferrovia no Brasil nas décadas finais do Império. Mostra também o papel da imprensa no movimento Republicano, a participação dos Maçons, a Abolição, o Imperador D. Pedro II, a arte e a música na Monarquia. O ambiente cultural, político e econômico do século XIX são focalizados com apoio de preciosas imagens do Museu Republicano-USP, Museu de Salto, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Paulista–USP e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária-ABPF.

Um dos entrevistados é o trineto do imperador D. Pedro II, o fotógrafo João de Orleans e Bragança. "Pedro II tinha a correta visão de que o Brasil, mesmo longe da Europa, não podia perder o trem da história", afirma, em trecho do filme que será exibido na sexta-feira, 15, feriado, também pela TV Cultura, às 22h. Nesta terça, 12, o filme será projetado no Museu Republicano de Itu, às 17h. 

"Agora vamos liberar os direitos de exibição do filme para o conteúdo ser usado como ferramenta de aula dos professores", diz Barros Freire. "O documentário estará disponível aos jovens, com apoio de escolas, museus e TVs educativas e comunitárias”. 

O filme ganhou espaço nas edições impressa e digital do Jornal O Estado de São Paulo, do último sábado, 9. O Museu Histórico Paulo Setúbal fica na Praça Manoel Guedes. A exibição conta ainda com legenda em Libras – Língua Brasileira de Sinais, destinada a portadores de deficiência auditiva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário