segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Alunos de violão clássico fazem recital de conclusão de curso no Conservatório de Tatuí

ENSAIO - Dez alunos do curso de violão clássico oferecido pelo Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, apresentam-se em recital de aperfeiçoamento em performance. Eles são orientados pelo professor Edson Lopes e apresentam-se com entrada franca na segunda-feira (25/11) e quarta-feira (27/11). A coordenação é de Adriano Paes.

Na segunda-feira, 25, apresentam-se os alunos Alan Patrique Machado Pires, Antonio Carlos Eleutério Camilo, Diego de Assis Santos, Franciele Félix Macedo e Rodrigo Cardin de Souza.

O violonista Alan Patrique apresentará obras de Agustin Barrios (Julia Florida – Barcarola e Las Abejas) e Zequinha de Abre (Tico-Tico no Fubá). Já Franciele Macedo elegeu para o recital de conclusão de curso obras de Johann Sebastian Bach (Andante - da Sonata No. 2 para Violino, BWV 1003), Jorge Cardoso (Milonga) e Mauro Giuliani (Sonata, Op. 15 – 3º movimento). Rodrigo Cardin de Souza apresentará as obras de Domenico Scarlatti (Sonata, KV 208), Heitor Villa-Lobos (Prelúdio No. 2) e Joaquín Turina (Soleares). Diego Assis Santos executa de Armando Neves – Armandinho (Mafuá), de Johann Sebastian Bach (Prelúdio, BWV 998) e, de Agustin Barrios (La Catedral). O recital também inclui “Chaconne”, de Johann Sebastian Bach, apresentada por Antonio Camilo.

Na quarta-feira (27/11), o recital será dos alunos Laura Morato Portilho, Carlos Augusto Amat y Leon Correa, Douglas Eleutério Camilo, Jéssica Leroy e José Leandro Ferrarezi de Campos.

A aluna Laura Morato apresentará “La Melanconia” (de Mauro Giuliani), “Live in Me” (de Bob Fitts) e “Asturias” (de Isaac Albeniz). O aluno Carlos Augusto Amat y Leon Correa apresentará obras deSylvius Leopold Weiss (Fantasia), Antonio Lauro (El Marabino), Anibal Augusto Sardinha – Garoto (Inspiração) e Ignacio “Indio” Figueredo (Los Caujaritos). Já Douglas Eleutério Camilo escolheu composições de Sylvius Leopold Weiss (Passacaille), Agustin Barrios (Julia Florida - Barcarola) e Heitor Villa-Lobos (Melodia Sentimental). A aluna Jéssica Leroy apresenta “Danza Característica” e “Elogio de La Danza”, de Leo Brouwer; e José Leandro Ferrarezi de Campos encerra o recital com obras de Johann Sebastian Bach (Andante), Federico Moreno Torroba (Sonatina – 1º Movimento) e Manuel de Fala (La Vida Breve).



SERVIÇO

Recital de Conclusão de Curso de Violão - Aperfeiçoamento – Performance

25 de novembro . 14h00 - Alan Patrique Machado Pires, Antonio Carlos Eleutério Camilo, Diego de Assis Santos, Franciele Félix Macedo e Rodrigo Cardin de Souza

27 de novembro . 14h00 - Laura Morato Portilho, Carlos Augusto Amat y Leon Correa,Douglas Eleutério Camilo, Jéssica Leroy e José Leandro Ferrarezi de Campos

Edson Lopes, professor responsável

Adriano Paes, coordenação

Auditório da Unidade 2

Rua São Bento, 808 – Tatuí

Entrada franca

SAIBA MAIS

ALAN PATRIQUE MACHADO PIRES - Começou a tocar violão em aulas do Projeto Guri e teve como primeiro instrutor João Batista Pires Junior. Prosseguiu os estudos musicais no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí em 2009, e teve como mestres as professoras Patricia Nogueira e Angela Müner. Neste ano de 2013 conclui o curso de performance na classe do professor Edson Lopes.

ANTONIO CAMILO - Nasceu em Itapetininga. Iniciou seus estudos musicais aos 13 anos de idade com o professor Allan Plens de Oliveira, e teve aulas de teoria musical com Cassiano Bueno. Em pouco tempo alcançou um grande senso interpretativo e técnico. Aos 15 anos entrou no Conservatório de Tatuí, formando-se e aperfeiçoando-se quatro anos mais tarde. Teve estudos de técnica de violão com os violonistas Ana Maria Sousa, Márcia Braga, Ubirajara Pires e Edson Lopes. Estudou Teoria Musical com Madalena Romagnolo, História da Música com Lucius Mota, Harmonia e Contraponto com Fúlvio Ferrari, Análise Musical com Zula de Oliveira e Música de Câmara com a Márcia Braga e Ângela Müner. Integra o duo Irmãos Camilo, formado pelos irmãos Antonio Carlos Eleutério Camilo e Douglas Eleutério Camilo. Participou da Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí e Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, foi integrante do quarteto Sul-Americano composto atualmente pelos violonistas José Leandro, Carlos Amat, Alan Patrique e Miguel Mandelli. Integrou o Quarteto de Violões de Itapetininga, formado pelos violonistas Alan Plens, Cassiano Bueno e Douglas Camilo. Fez masterclass com Rafael Aguirre, Duo Assad, Paulo Porto Alegre, Alexandro de Oliveira, Giovanni Matarazzo, Eduardo Isaac, Marcelo Kahath, Jorge Cabalero, Ana Vidovic, Fábio Zanon e Helmut Osterreich além de ter orientações do violonista Geraldo Ribeiro. Ganhou o prêmio “Destaque Talento Grupo no I Prêmio Estímulo “Música de Câmara” com Douglas Camilo e Márcio Stefanuto. Ficou em 2º lugar no I Concurso Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí.

CARLOS AUGUSTO AMAT Y LEON CORREA - Começou a estudar violão aos 16 anos de idade no Conservatório Nacional do Peru, onde participou da primeira série de recitais de jovens solistas em Lima. Aos 17 anos de idade ingressa no Conservatório de Tatuí, tendo como professor Edson Lopes. Participou como executante do III e IV Encontro Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí e, também, no Festival Internacional de Música de Ourinhos, tendo aulas com Edelton Gloeden. Atualmente é bolsista da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, sob a direção de Edson Lopes, com a qual já tocou em várias cidades da região de São Paulo, e em festivais importantes como o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, Encontro Internacional de Violões do Conservatório de Tatuí, Encontro de Cordas Dedilhadas do Projeto Guri. No último ano, venceu com um duo de flauta e violão o primeiro lugar da categoria “grupo revelação” no Prêmio Incentivo Música de Câmara do Conservatório de Tatuí. Atualmente é integrante do Quarteto Sul-Americano, com o qual mantém repertórios de compositores do período barroco e brasileiro.

DIEGO DE ASSIS - Iniciou sua carreira musical desde pequeno, ingressando no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí em 1996. Iniciou no curso de violão aos oito anos de idade, participando de muitas cameratas ou orquestras de violões sob orientação da professora Márcia Braga. Foi orientado pelos professores Adriano Paes, Hiclei Gobatti, Ana Maria, Jair T. Paula, Ubirajara Pires e Edson Lopes. Após concluir o nível avançado continuou seus estudos no aperfeiçoamento de violão. Em 2010 ingressou na Fatec de Tatuí no curso de Produção Fonográfica para especializar-se na área de captação e gravação. Seis meses depois entrou no curso superior de Engenharia de Controle e Automação, onde estuda sobre dispositivos amplificadores e música eletrônica. Apesar do contraste entre as áreas estudadas, nunca mudou de opinião sobre a música: “(...) me apeguei ao violão e cresci com ele. Foi meu companheiro de muitas viagens (...) meu gosto pelo violão sempre foi o mesmo (...), tudo isso devo a DEUS."

DOUGLAS ELEUTÉRIO CAMILO - Nascido em Itapetininga, iniciou seus estudos de música e violão em 2007 na cidade natal com os professores Allan Plens de Oliveira e Cassiano Bueno. Após dois anos de estudos ingressou no Conservatório de Tatuí onde teve aulas com os professores Patrícia Nogueira, Márcia Braga e Edson Lopes. Durante os estudos participou de alguns concursos como o “XXIII Concurso de Violão Souza Lima 2012” (1º lugar) e “IV Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí 2012” (5º lugar) com o duo Irmãos Camilo, acompanhado ao violonista António Carlos Eleutério Camilo. Teve a oportunidade em participar de masterclasses com Rafael Aguirre, Duo Assad, Marcelo Kahath, Geraldo Ribeiro, Fábio Zanon, Jorge Caballero, Pavel Steidl, Paulo Porto Alegre, entre outros. Foi integrante de alguns grupos como a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí e Quarteto de Violões de Itapetininga. É formado em Violão Erudito peloConservatório de Tatuí e em Técnico em Instrumento Musical pelo Centro Paula Souza na Escola Técnica Estadual de Artes de São Paulo. Atualmente cursa Licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, na qual pretende desenvolver posteriormente uma “composição” entre as suas relações, acústicas e ondulatórias, para e com a música.

FRANCIELE FÉLIX MACEDO - É formada em violão clássico pelo Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, onde foi aluna de Ana Maria de Souza, Ricardo Grion e Edson Lopes. É Técnica em Instrumento Musical pela ETEC de Artes de São Paulo em parceria com o Conservatório de Tatuí. Foi integrante durante quatro anos da Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí, tendo como maestrina Márcia Braga. Em cursos de curta duração, fez masterclass com os violonistas Cecilia Siqueira, Fernando Lima (do Duo Siqueira Lima), Henrique Pinto (emérito professor de violão de gerações, de saudosa memória), Angela Muner e Pavel Steidl (professor de violão tcheco).

JÉSSICA LEROY - Iniciou seus estudos na Escola Municipal de música Romário Antonio Barbosa em Porto Feliz, aos nove anos de idade. Aos 14 anos ingressou no Conservatório de Tatuí fazendo aula com a professora Dagma Eid, concluindo o curso avançado. Em 2012 iniciou o curso de aperfeiçoamento no mesmo estabelecimento, sob orientação do professor Edson Lopes. Participou de diversos masterclasses ministrados por importantes nomes do violão, dentre eles Ana Vidovic e Henrique Pinto. Recentemente é bolsista da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, com a qual tem se apresentado por várias cidades do interior do Estado de São Paulo.

JOSÉ LEANDRO FERRAREZI DE CAMPOS - Em 2002 iniciou seus estudos em violão com o professor Plínio Vital no Conservatório Dramático e Musical Dr Carlos de Campos de Tatuí. No ano de 2006 passou a fazer aulas com a professora Ana Maria de Souza e participou dos concursos de violão do Conservatório Souza Lima nos anos de 2007, 2010, 2011, 2012, e Conservatório Musicalis no ano de 2010 obtendo boas colocações. Participou do 2º ao 4º Encontro Internacional de Violonistas, e nesses dois últimos se apresentou com a Camerata Jovem de Violões e também a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, do qual é bolsista desde o ano de 2010. No ano de 2013 passou a fazer aulas com professor Edson Lopes e participou do Festival de Música de Ourinhos. Em 2011 iniciei o curso de Licenciatura em Música na Universidade de Sorocaba.

LAURA MORATO - Iniciou seus estudos de violão erudito em 2002 e no ano seguinte, com sete anos, ingressou no Conservatório de Tatuí, sob orientação da professora Hiclei Bolina. Em 2007 passou a ter aulas com a professora Márcia Braga. No mesmo ano participou do seu primeiro concurso, o “XVIII Concurso de Violão Souza Lima”, obtendo o segundo lugar. Integra, desde 2012, a Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí. Participou de workshop com o Duo Assad e de masterclasses com os violonistas Ana Vidovic, Rafael Aguirre e Eduardo Isaac. Em 2013 passou a ter aula com Edson Lopes, com quem concluirá o curso de violão do Conservatório de TatuÍ.

RODRIGO CARDIN DE SOUZA - Natural do Paraná e residente em Ourinhos (SP), começou na música aos 16 anos instruído pelo pai. Em 2005 ingressou no conservatório local e formando-se com o professor Emerson Gonçalves. Obteve diploma técnico pelo Centro Paula Souza onde estudou noções de canto, regência coral, história da música, filosofia da arte, harmonia, arranjo e musicalização infantil. Desejando aprofundar seus conhecimentos na área de violão erudito, ingressou no Conservatório de Tatuí na classe do professor Edson Lopes. Na instituição, frequenta aulas de contraponto e harmonia (professor Fulvio Ferrari), prática de música de câmara (professora Márcia Braga), história da música (professor Lucius Mota e Luis Marchetti), canto coral (Edmo Perandim), bem como apresentações no conservatório, obtendo a honraria de grupo revelação em 2011 com o duo de violões Estefanuto-Cardin. Atualmente integra o duo de violões Madeira Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário