quarta-feira, 13 de novembro de 2013

18/11 - Classes de Ritmos Brasileiros fazem apresentação no Conservatório de Tatuí

Alunos coordenados pelo professor André Marques apresentam resultados de pesquisas de repertório - Três classes de ritmos brasileiros, disciplina da área de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí apresentam-se na segunda-feira (18/11). A apresentação tem entrada franca a partir das 19h, no Salão do Anexo 3, que fica na rua São Bento, 412. São, ao todo, 24 alunos de diferentes instrumentos da área de MPB & Jazz. A orientação é do professor André Marques e a coordenação geral, de Érica Masson.

O primeiro grupo a se apresentar é formado pelos alunos Alessandro R. Quadros, Gustavo Merida, Jackson A. Silva, Maximilian M. G. Mathias, Realdo C. Junior, Regis Cardoso, Susan Grey da Silva, Thiago Torres da Silva e Vinicius Nicoletti Silva. No repertório, estão três obras do professor André Marques: Pingado (baião), Maracatu na Segunda e Saltitante (frevo).

A segunda classe a se apresentar, que também elegeu repertório autoral de André Marques, é formada por Conrado Bruno O. Augusto, Fabiano da Silva, Henrique Rosetto, Rosa Garbin, Salomão Soares de Carvalho e Tiago di Bella. As obras a serem apresentadas são “Chacarera”, “Bumba-meu-boi” e “Jongo”.

O recital termina com apresentação da classe formada por Alexandre Lazzani, André Arruda, Estela Manfrinato, Gabriel R. Maron, Guilherme dos Santos, Joanna Barbosa, Lucia Seijas, Renato da Costa Casacio e Rogério Henrique Loeblein. O repertório escolhido, também de André Marques, é formado por “De Bacuri (Baião)”, “Frevo com Sono” e “Crescente (Maracatu)”.

O professor André Marques é reconhecido internacionalmente por sua atuação como pianista solo e, também, por atuar na banda de Hermeto Pascoal, liderar a orquestra Vintena Brasileira e coordenador o Trio Curupira, que teve um de seus CDs indicado ao Grammy Latino e ao Prêmio de Música Brasileira de 2009.

MPB & Jazz 

O curso de MPB & Jazz do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1989, pelo professor Paulo Braga, e é um dos mais concorridos da instituição. Em seu primeiro ano letivo (1990), o curso era formado pelo seguinte corpo docente: Paulo Braga (piano e prática de conjunto), Paulo Flores (prática de conjunto, piano complementar e música eletrônica), Paulo Hildebrand (guitarra), Mário Campos (baixo elétrico), Ricardo Lobo (harmonia e arranjo), Rui Carvalho (bateria e rítmica) e Hudson Nogueira (saxofone).

Em princípio, o curso de MPB&Jazz seguiu como modelo a “Berkeley School”e, a partir de 1994, sob coordenação de Paulo Flores, passou a ter como prioridade a construção de uma escola de música brasileira popular, o que se tornou o diferencial da área de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, desenvolvendo também um importante departamento de choro que, em 2009, passou a funcionar como uma área independente. Atualmente, o curso coordenado pela professora Érica Masson tem corpo docente altamente qualificado e de renome na música instrumental brasileira. 

O curso tem como objetivo desenvolver a capacidade técnica e perceptiva do aluno em seu instrumento possibilitando-lhe tocar em grupos e fornecendo suporte necessário para que o mesmo entenda e aplique seus conhecimentos no cenário musical, tornando-o apto para enfrentar o mercado de trabalho tendo como foco principal a improvisação.

Durante todo o curso são abordadas as características de diversos estilos musicais enfatizando os ritmos brasileiros. Com o intuito de auxiliar na compreensão e no desempenho do conteúdo programático a principal característica do curso é a integração dos conteúdos programáticos entre todas as matérias, ou seja, o conteúdo que o aluno estuda na aula de instrumento também é abordado nas aulas de percepção e harmonia, além das aulas de prática de conjunto nas quais o aluno executará músicas com o mesmo conteúdo.

Durante o curso o aluno tem a possibilidade de participar de grupos com os mais diversos tipos de formações, tais como duos, trios, quartetos, combos, big bands reduzidas até big bands com formação completa. Essa oportunidade possibilita que o aluno coloque em prática todo o material fornecido pelos professores nas aulas de instrumento e de matérias teóricas melhorando a parte técnica, perceptiva e até mesmo expressiva do seu instrumento.

Além dos grupos formados nas aulas de prática de conjunto o curso também agrega a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Apresentação dos Grupos de Ritmos Brasileiros de MPB & Jazz
André Marques, professor responsável
Érica Masson, coordenação
Segunda-feira, 18 de novembro
19h00 - Salão do Anexo 3
Rua São Bento, 412 - Centro
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário