segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Manu deve editar esta semana documento sobre proteção animal

A Prefeitura de Tatuí prepara para esta semana a edição de um documento público reiterando o compromisso da atual administração com a defesa e a proteção dos animais. O prefeito José Manoel Correa Coelho reuniu-se na sexta-feira 22 com técnicos do setor para definição das bases do documento, através do projeto já em curso desde o início do ano.

A divulgação desse material foi articulada na última segunda-feira, 18, após manifestação que reuniu cerca de 30 pessoas em frente à Prefeitura. O movimento foi articulado pelo vereador José Franson. Ele e outros cinco protetores foram recebidos pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes, pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Vila Nova, e pelos veterinários Máximo Machado Lourenço, diretor de Vigilância em Saúde, e Mara Rubia Fornazari, diretora do setor de zoonoses e coordenadora da Divisão de Bem Estar Animal. [foto: Evandro Ananias/Comunicação Tatuí]

Os presentes ouviram as explicações sobre as ações já realizadas, as metas para os próximos três anos e comprometeram-se a participar de uma comissão permanente que irá acompanhar os trabalhos de implantação do projeto. “Infelizmente, em mais uma atitude intempestiva, o vereador, que aliás é membro do meu partido, abandonou a reunião. Franson chegou inclusive a pedir o cancelamento da contratação das castrações. Mas, os presentes ao encontro entenderam os avanços e também as dificuldades que é colocar em prática um projeto tão complexo e inovador. Mais que isso se comprometeram a participar da comissão e avalizaram ”, explica Vicente Menezes.

O documento trará as conquistas já efetivadas pela Prefeitura e deverá abordar a criação da Divisão do Bem Estar Animal, a melhoria das condições de tratamento dos animais no Canil Municipal, a implantação de Censo de Animais para mapeamento do número e condições dos animais domésticos, com primeiro estágio já efetivado na zona rural, a vacinação antirrábica que acontece neste final de semana e a contratação de empresa especializada para realização gratuita de 3.500 esterilizações de cães e gatos, machos e fêmeas, para o próximo ano – com licitação que está sendo realizada nesta segunda-feira, 25.

Manu lembrou que o projeto será implantado independente da adesão ou participação de qualquer servidor ou agente político e que não permitirá que haja novas interferências que afetem a credibilidade da iniciativa ou causem retrocessos. Disse que as medidas serão ampliadas seguindo o planejamento estabelecido e a capacidade de investimentos prevista pelo Plano Pluri Anual e Lei de Diretrizes Orçamentárias e Leis Orçamentárias Anuais. “Durante as últimas eleições, assumi um compromisso público de criar um amplo projeto de atenção e proteção animal. E é isso que já estamos fazendo. Infelizmente, a intransigência e a falta de diálogo fez com que o vereador queimasse etapas e quase jogasse por terra parte do enorme avanço que conseguimos nesses primeiros meses. Esse projeto não tem pai. Não tem padrinho. Pertence ao povo de Tatuí às pessoas que amam seus animais de estimação”, finalizou. 

Comissão Permanente - Os membros da comissão permanente de proteção dos animais são Maria José Arruda, Mário Luiz Vieira da Silva, Daiane Aparecida Antunes Favier Araújo, Adriana Oliveira de Almeida e Maria de Lurdes Qualiotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário