quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Jardim Tóquio terá Programa Saúde da Família e posto de atendimento médico

Comunicação Tatuí - Moradores reúnem-se com Manu e André Norbal e definem comissão para implantação. A população do Jardim Tóquio terá a partir do segundo semestre de 2014 um novo e importante investimento no setor de saúde. Os moradores locais e dos bairros adjacentes serão atendidos pelo Programa Saúde da Família, que terá inclusive um posto de atendimento que funcionará no prédio da Rua Professor Celso de Camargo, que seria uma UBS, depois uma creche, mas que está inacabado há pelo menos 15 anos. 

A notícia foi confirmada na última quinta-feira, 14, em reunião realizada no Paço Municipal, que teve a presença do prefeito José Manoel Correa Coelho, do vereador André Norbal, e de aproximadamente 15 representantes do bairro. 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tabulados a partir do Censo 2010, a região do Jardim Tóquio compreende 5.300 moradores. Mas, o novo equipamento servirá como referência ao atendimento de saúde para cerca de 6.000 pessoas, já que contemplará também a população de outros bairros, como Europark e Residencial Astória.

O prefeito Manu reiterou o compromisso de campanha e nomeou uma comissão permanente para acompanhar o processo de implantação da unidade. A Prefeitura de Tatuí ficará com toda reforma estrutural, com adaptações na parte civil, elétrica e hidráulica, além de mobiliário e equipamentos.
“Enquanto preparamos o levantamento orçamentário, planejamento e licitação, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tratará do cadastramento dessa nova equipe do Programa Saúde da Família, junto ao Ministério da Saúde”, explicou.

Já o vereador André Norbal lembrou que a ideia é manter uma estrutura em pleno funcionamento, que seja sólida, permanente, e não sofra alterações por mera decisão política. “Trata-se de um sonho dessa população que vem se arrastando há quase duas décadas e agora passa formalmente a fazer parte dos planos do nosso prefeito. Mesmo com inúmeras dificuldades, com as dívidas que nós mesmos tivemos que parcelar na Câmara Municipal, Manu foi sensível à demanda e comprometeu-se a melhorar a vida e as condições de saúde daquela população através desse novo investimento”, argumentou.

Os moradores também se mostraram animados com a recepção e com as novas perspectivas. “Fomos muito bem atendidos e ficamos muito satisfeitos com o que ouvimos do prefeito. Na verdade ficou para sair um posto lá no bairro, mas parou. Infelizmente, a turma quebrou e depredou o prédio. Hoje, a gente tem que deslocar até o São Cristóvão. Vai melhorar muito pra gente com o novo posto”, comentou Claudio da Silva, morador do Jardim Tóquio que participa da comissão.

Equipe PSF

Hoje, o Programa Saúde da Família está restrito a apenas dois bairros da cidade, Jardim Santa Rita e Jardim Gonzaga. A equipe do PSF é formada por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem além dos próprios agentes, e realiza visitas e acompanhamentos nas residências da área de cobertura. Uma das características do programa é descentralizar o atendimento como forma de desafogar o fluxo de pessoas das unidades básicas de saúde e do próprio Pronto Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário