quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tatuí promove busca ativa de famílias em situação de extrema pobreza

Tatuí entrou este ano no combate à desigualdade social e à extrema pobreza. O município integra a rede do Programa São Paulo Solidário, iniciativa que tem como meta promover a busca ativa de famílias que precisam do amparo governamental para sobreviver. Trata-se de uma parceria firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o governo do estado de São Paulo e as prefeituras para complementar o benefício do Bolsa Família aos paulistas extremamente pobres. Graças ao convênio, técnicos do Departamento de Bem Estar Social e Cidadania já estão em campo desde o último dia 24 de outubro para traçar um novo panorama social da cidade.

A primeira etapa consiste exatamente na coleta de dados, na qual os visitadores vão às residências conhecer um pouco mais sobre a realidade da população, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Em Tatuí, 4.212 casas devem ser visitadas. Nesta fase, é aplicado um questionário que avalia não apenas a renda, mas também as condições de saúde, educação, padrão de vida de cada família e condições da moradia.

Até agora, 1.700 residências já foram pesquisadas. O planejamento para ampliar a cobertura é realizar mutirões aos sábados e domingos em bairros considerados estratégicos, como é o caso do Tanquinho, que será visitado no próximo dia 30. “Vale lembrar que o trabalho só terá um bom resultado com a colaboração da população, atendendo bem os visitadores sociais e respondendo corretamente as perguntas que serão feitas. Para maior segurança, as informações são coletadas por pessoal identificado através de camisetas e crachás personalizados”, explicou o diretor de Bem Estar Social e Cidadania, professor Márcio Fernandes Oliveira.

As pessoas que se enquadrarem na linha de extrema pobreza, com renda mensal per capita de até R$ 70, serão incluídas nos programas sociais municipais, estaduais e federais. Segundo a análise parcial, cerca de 15% dos entrevistados incluídos nessa faixa não estão cadastrados em nenhum programa de transferência de renda.

Mais informações sobre o Programa São Paulo Solidário podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-1841.

Nenhum comentário:

Postar um comentário