quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Alunos da FATEC Tatuí estão entre os vencedores do Desafio INOVA Centro Paula Souza

Equipe conquistou o 2º lugar com o sistema de ERP para a Gestão da Comunicação Integrada

Tatuí, 13 de novembro de 2013 - Alunos da Faculdade Tecnológica de Tatuí (FATEC) estão entre os vencedores da segunda etapa do Desafio Inova Centro Paula Souza, organizado pelo Estado de São Paulo. Com mais de 1.000 ideias inscritas, a equipe conquistou o segundo lugar do eixo tecnológico informação e comunicação com o desenvolvimento de um sistema de ERP para a Gestão da Comunicação Integrada.

O Centro Paula Souza lançou esse ano o programa Desafio INOVA que visa incentivar alunos, professores e egressos de Fatecs e Etecs a inscreverem suas ideias e ajuda-los a colocar em prática. Criado pela agência de inovação INOVA Paula Souza, as inscrições começaram em agosto e contou com três etapas para selecionar projetos inovadores, dinamizar o desenvolvimento do empreendedorismo e facilitar o acesso a fontes de financiamento.

Foi por meio dessa oportunidade que os estudantes Maila Barros, Rafael Passarinho e Guilherme Passarinho, dos cursos de Gestão Empresarial e Gestão da Tecnologia da Informação, respectivamente, resolveram aproveitar para inscrever o projeto de um sistema de ERP voltado para as agências de assessoria de imprensa. “A ideia é otimizar o trabalho dos profissionais que atuam nessa área, uma vez que a maior parte do serviço é feito manualmente”, conta Maila Barros. “Com esse sistema, vai propiciar mais vantagem competitiva tanto para as agências como também para os clientes”, ressalta.

O projeto desenvolvido pelo grupo oferece diversos benefícios, entre eles, o sistema irá integrar toda a equipe de trabalho num único programa que permitirá o acompanhamento dos serviços realizados, irá agregar e-mails enviados e recebidos, otimizará o tempo por meio dos relatórios, que antes eram elaborados em planilhas e, principalmente, eliminará o problema da perda de informações, em que os dados estarão seguros no programa.

O Desafio INOVA dividiu os projetos em 10 eixos tecnológicos: produção industrial; produção alimentícia; controle e processos industriais; gestão de negócios; turismo, hospitalidade e lazer; infraestrutura; recursos naturais; ambiente, saúde e segurança; informação e comunicação e produção cultural e design. No total, foram inscritos 1.057 projetos, sendo 620 da Etec e 439 da Fatec, com a participação de 4.019 integrantes. A equipe selecionada entre os finalistas inscreveu a ideia no eixo tecnológico de informação e comunicação que, de um total de 261 projetos inscritos, conquistaram o segundo lugar.

“Era apenas uma ideia na cabeça até que surgiu a oportunidade oferecida pelo Centro Paula Souza. Foi então que decidimos participar e corremos atrás para preparar o modelo de negócio”, explica Rafael Passarinho. “Ver o resultado e saber que conquistamos a segunda colocação entre tantos projetos é uma alegria imensa”, conclui.

Os projetos foram analisados por 10 comissões de avaliação que integram a comissão julgadora dos projetos nas três etapas. Foram 30 modelos de negócio classificados em que as equipes vencedoras estarão recebendo medalhas e certificados de participação e prêmio em dinheiro, na qual o Desafio INOVA Paula Souza se disporá um total de R$90.000,00 e possibilidade de acesso às incubadoras de empresas e a aceleradora de Startups. (texto de Maila Barros com supervisão de Maria Angelina Bueno Pereira Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário