domingo, 26 de junho de 2011

biografias>>> Vlamir Devanei Ramos - Luteria Teórica, Luteria Prática, Física aplicada aos Instrumentos de Cordas e Desenho Técnico de Luteria


Vlamir Devanei Ramos atua como luthier desde o ano de 1976. Com formação técnica em mecânica, foi instrutor de ensino no SENAI e instrutor técnico de treinamento em indústrias (Shell e Pirelli), até o ano de 1980.

Estudou violino no Conservatório de Tatuí e foi violinista do “Terzetto Corelli” de Sorocaba, tendo integrado também a Orquestra Sinfônica Municipal de Sorocaba. Estudou luteria no Núcleo de Ensino Profissional de Artes e Ofícios “São Paulo” em Sorocaba; e com o professor Lázaro Bertrami em Tatuí. Pesquisou técnicas da luteria italiana (diversas regiões), francesa e alemã.

Por meio da Associação Brasileira de Luteria, fez cursos complementares e participou de palestras e “workshops” com “luthiers” estrangeiros como Pierre Guillaume (Maison Bernard - Bélgica), Yan Besson (Casa Phelps – Inglaterra), Peter Mörth (Áustria) e James Simon (USA).

Foi pioneiro na elaboração e utilização de verniz à óleo no Brasil, desmitificando o conceito de que esse tipo de verniz demora anos para secar. Após pesquisas, também foi pioneiro no Brasil, na aplicação de “medidas tonais” (harmonização) nos instrumentos de cordas, como eram utilizadas na luteria antiga dos séculos XVII e XVIII, em substituição às medidas puramente mecânicas.

É consultor de luteria para indústrias de instrumentos de cordas e tem instrumentos nos principais grupos sinfônicos do país, entre eles Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo.

Atualmente é professor de luteria teórica, luteria prática, física aplicada aos instrumentos de cordas e desenho técnico de luteria no Conservatório de Tatuí.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola senhor vlamir devanei sou Pedro Henrique tenho uma imensa vontade de aprender luteria, venho por esse comentario saber do senhor como posso fazer parte do curso de luteria no conservatorio de tatui? se poder me respoder agradeço de coraçao.. grato!!!

Postar um comentário