sexta-feira, 17 de junho de 2011

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí será grupo oficial de novo programa da TV Cultura‏

Grupo pedagógico-artístico terá agenda intensa no segundo semestre de 2011
Projeto com maestro alemão está na programação

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, um dos grupos pedagógico-artísticos da instituição do Governo de São Paulo, é a orquestra oficial do programa “Pré-Estreia”, da TV Cultura. Os acertos foram finalizados no mês de junho e as gravações acontecem no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, no mês de novembro. Esta é uma das atividades diferenciadas que o grupo fará no segundo semestre.

O “Pré-Estreia - Concurso para Músicos Instrumentistas, Cantores Líricos e Conjuntos de Câmara” é o novo programa de concurso de jovens solistas de música erudita da TV Cultura que substituirá o antigo “Prelúdio”. Trata-se de um programa musical que apresentará ao público jovens talentos da música clássica por meio de um concurso. Nele, músicos de até 24 anos, praticantes de qualquer instrumento, e cantores de até 28 anos terão a oportunidade de se apresentar como solistas ou em conjuntos de câmara de até oito instrumentistas ou cantores ou mistos de instrumentistas e cantores.

As negociações entre a Fundação Padre Anchieta e o Conservatório de Tatuí levaram vários dias e envolveram discussões desde o formato, os prêmios e as datas até o nome do programa. Em duas categorias – solista e música de câmara, até octeto - o programa vai premiar o primeiro lugar de ambas com valor atrativo: R$ 35 mil. Os segundos colocados receberão R$ 15 mil. Poderão participar do concurso instrumentistas com até 24 anos e cantores com até 28 anos.

Uma equipe técnica da TV Cultura visitou o Teatro Procópio Ferreira no dia 13 de junho e efetuou estudos técnicos para as filmagens. O teatro abrigará as gravações das duas semifinais (com grupos e solistas acompanhados ao piano) e a grande final, no mês de novembro, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. As fases preliminares ocorrerão em São Paulo. A regência será do maestro João Maurício Galindo, titular da temporada 2011.

O programa será exibido nacionalmente e espera-se atrair um grande número de candidatos. O edital e as inscrições serão divulgados em breve pela TV Cultura. Os ensaios e gravações serão de 21 de setembro a 4 de dezembro.

“O Conservatório de Tatuí terá repercussão nacional, sediando as gravações das semifinais e final”, afirmou o diretor executivo Henrique Autran Dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário