quarta-feira, 15 de junho de 2011

1º Mutirão do Lixo Eletroeletrônico será nesta quinta na Praça Paulo Setúbal

A Prefeitura de Tatuí, através das Secretarias de Meio Ambiente e Obras e Infra Estrutura, realizará nesta quinta-feira, dia 16 de junho, das 9 às 16h, na Praça Paulo Setúbal (a popular Praça do Barão), o 1º Mutirão do Lixo Eletroeletrônico. O evento faz parte da 6ª Semana Municipal do Meio Ambiente e seria realizado no último dia 9, mas as chuvas fizeram a organização transferir a data.

A finalidade do mutirão é mobilizar a população e os profissionais das assistências técnicas de informática e eletrônicos, a descartar de forma ambientalmente correta e gratuita estes equipamentos obsoletos, evitando assim a contaminação do ambiente natural. São considerados lixos eletroeletrônicos, segundo a Secretaria do Meio Ambiente: as TVs, DVDs, vídeos cassete, micro-ondas, aparelhos de ar condicionado, computadores, mouses, monitores, notebooks, celulares, carregadores, câmaras fotográficas, aparelhos de som, cartuchos, CDs, calculadoras etc.

Atualmente no Brasil milhares de aparelhos sem serventia são descartados de forma inadequada, sem os cuidados e critérios de destinação exigidos para resíduos classificados como perigosos, como é o caso dos tubos de raios catódicos ou popularmente “tubos de imagem”, identificados pela sigla CRT (Cathode Ray Tubes), que constituem-se em grave problema ambiental, pois contém 25% do seu peso em chumbo e estão se tornando obsoletos, sendo substituídos em larga escala pelas novas tecnológicas de HDTV plana e LCDs.

Após o mutirão, a Secretaria do Meio Ambiente irá implantar um Ecoponto para recebimento desses resíduos e para o gerenciamento adequado dos mesmos. O recebimento do lixo eletroeletrônico no Ecoponto será cobrado através de uma taxa de destinação, que será determinada de acordo com o tipo de equipamento. “No mutirão do dia 16 de junho é importante que todos participem. Não será cobrado nada, por isso todo o cidadão precisa ter a responsabilidade ecológica de levar seus produtos eletrônicos descartáveis”, destacou o secretário Paulo Borges, da pasta do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário