domingo, 12 de junho de 2011

146 grupos fazem apresentações gratuitas de 15 a 22 de junho

Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto terá
Quarteto de Saxofones da Louisiana (Estados Unidos)

Cento e quarenta e seis grupos formados por alunos do Conservatório de Tatuí, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo, realizam 48 séries de apresentações no período de 15 a 22 de junho. Todas as apresentações são gratuitas e acontecem às 9h, 11h, 14h, 16h e 18h no Salão Villa-Lobos e às 20h30 no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. A coordenação da semana de atividades é dos professores Max Ferreira e Míriam Braga.

A cada dois meses, as provas oficiais dos mais de 2 mil alunos do Conservatório de Tatuí transformam-se em apresentações abertas ao público. A semana de provas é chamada de Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto e acontece nos três primeiros bimestres. No último bimestre do ano, ela cresce e transforma-se no Prêmio Incentivo de Música de Câmara – tem valor pedagógico, mas também, competitivo. 

A disciplina visa a desenvolver no aluno a habilidade de ver-se e apresentar-se como um artista completo.
As apresentações são resultados das aulas de música de câmara e prática de conjunto ministrada pelos professores Cristine Bello Guse, Daniel Lazala, Dalila Ribeiro, Edmilson Baía, Eduardo Silva, Elen Ramos Pires, Eliana Wagner, Helena Scheffel, José Antonio Pereira, Juliano de Arruda Campos, Lucius Mota, Marcelo de Jesus da Silva (BamBam), Marcia Boroto, Maria Eugênia Sacco, Marcos Pedroso, Maria Eugênia Sacco, Maria Regina Orsi Paias, Max Ferreira, Míriam Braga e Pedro Delarole.

Para os coordenadores, as áreas de Música de Câmara e Prática de Conjunto “possibilitam aos alunos a observação e a vivência direta da produção musical de diversos períodos da história da música em função da melhor organização do trabalho em conjunto exercitando em seus ensaios e apresentações o despertar da expressão artística e de valores como hierarquia, ética e disciplina. Também são objetivos o trabalho da percepção e vivência no diálogo musical da imaginação, comunicabilidade e rapidez de reação em palco”.

Nesta segunda edição da Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto 2011 haverá a participação de convidados internacionais: o compositor Luigi Abbate e o Louisiana Saxophone Quartet (Quarteto de Saxofones de Louisiana, Estados Unidos), além do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico-artístico que faz participação ao lado do coro exclusivamente pedagógico).

Além das apresentações realizadas ao longo do dia por formações menores (como duos, quartetos, quintetos, entre outros), o teatro Procópio Ferreira recebe, às 20h30, apresentações de grupos pedagógicos e convidados especiais.

Na quarta, dia 15, às 20h30, faz apresentação a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (regida por Juliano de Arruda Campos) e a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (regida por José Antonio Pereira).

Na quinta, dia 16, às 20h30, apresentam-se a Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí (regida por Marcia Boroto) e o Duo Rosa Rochel (formado por Marcely Rosa e Paulo Rochel) - este último, vencedor em 2º lugar do I Prêmio Incentivo de Música de Câmara 2009, que fará recital de premiação.

Na sexta, 17, às 20h30, apresenta-se o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí (que venceu em 2º lugar o II Prêmio Incentivo de Música de Câmara 2010), sob coordenação de Agnaldo Silva (professor que venceu no mesmo concurso o prêmio de melhor composição original). Na segunda parte do programa é a vez do Quarteto de Saxofones da Louisiana, formado por Griffin Campbell (sax soprano), Jennifer Foret (sax alto), Paula Van Goes (sax tenor) e Richard Schwartz (sax barítono). O grupo faz única apresentação tendo, no repertório, obras de Liduino Pitombeira (Pau-Brasil), Brett William Dietz (Live Sax Acts), Paulo Silva (Expressões Brasileiras em forma de Passacaglia), Béla Bartók (2nd String Quartet, Op. 17 II.) e Alfred Reed (Five Cameos).

Na noite de sábado, 18, às 20h30, haverá apresentação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí (com participação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí). Ronaldo Silva é o regente do Coro Infantil e Cadmo Fausto, do Coro Sinfônico.

Na segunda-feira, 20, às 20h30, acontecem apresentações da Camerata Infanto-Juvenil de Violões do Conservatório de Tatuí (regida pela professora Marcia Boroto), do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí (do professor Edmilson Baía de Oliveira) e da Orquestra Infanto-Juvenil de Cordas do Conservatório de Tatuí, regida por Eduardo Augusto de Almeida Silva e Daniel Lazala.

Já na terça-feira, 21, às 18h (Salão Villa-Lobos) o maestro italiano Luigi Abbate ministra masterclass de Música de Câmara. Luigi Abbate é formado pelo Conservatório de Música de Piacenza – Itália, estudou composição musical com os maestros Vittorio Fellegara e Azio Corghi e diplomou-se no Conservatório “G. Verdi” de Milão, onde fez o Curso de Análise musical, Direção de Orquestra e Musicologia. Com extenso currículo, ele ministrará única aula sobre o tema no Conservatório de Tatuí.

Na noite da terça-feira, 21, às 20h30, é a vez do Grupo de Performance de Palco do Conservatório de Tatuí com o espetáculo “Retirantes”, coordenado por Míriam Braga e Dalila Ribeiro.

O encerramento da Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto será no dia 22, quarta-feira, concomitantemente à abertura do II Encontro Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e V Encontro Nacional de Flauta Doce. Na noite, apresenta-se o Trio Inflamatti, vencedor em 1° lugar do II Prêmio Incentivo de Música de Câmara 2010.

II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto
15 a 22 de Junho
Salão Villa-Lobos – 9h, 11h, 14h, 16h e 18h
Teatro Procópio Ferreira – 20h30
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário