sábado, 25 de fevereiro de 2023

Vacina bivalente da Covid-19 chega a Tatuí

Foram destinadas 5.070 doses para Tatuí; o primeiro lote é destinado a maiores de 70 anos e imunocomprometidos.

Do Cruzeiro do Sul, com copidesque do DT

A vacina bivalente é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 que protege contra a cepa original do coronavírus, além das subvariantes ômicron (Reprodução)


24/02/2023 | O primeiro lote de vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19 chegou ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba nesta sexta-feira (24). Ao todo, foram destinados 87.714 doses para as 33 cidades que fazem parte da região de Sorocaba. A que ficou com a maior parcela foi Sorocaba com 27.006 doses, seguida de Itu com 6.654, Itapetininga com 6.330, Tatuí com 5.070 e Salto com 4.584 doses.

A vacinação será iniciada em todo o Brasil na segunda-feira (27), segundo anunciado pelo Ministério da Saúde em janeiro, porém, cada município tem autonomia para organizar seu próprio calendário e estratégia de aplicação das doses de acordo com a quantidade recebida e estrutura das equipes de saúde. Tatuí começa na segunda mesmo.

Da mesma maneira que em 2021, nesta primeira etapa, o Ministério dividiu a vacinação em fases. São elas: a primeira para pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; a segunda para pessoas entre 60 e 69 anos; a terceira para gestantes e puérperas e a terceira para profissionais da saúde. As datas para as fases 2, 3 e 4 ainda não foram anunciadas, assim como os demais públicos. A meta é vacinar 90% da população-alvo.

Para receber a dose bivalente -- atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 que protege contra a cepa original do coronavírus, além das subvariantes ômicron -- a pessoa tem que ter completado, ao menos, o primeiro ciclo (a primeira e segunda dose das fabricantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac ou a dose única da Janssen) e ter intervalo de quatro meses entre a última dose aplicada. (Thaís Marcolino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário