terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Moradores usam barcos para percorrer trechos alagados por rio que transbordou em Boituva

Prefeitura de Boituva decretou situação de emergência; mais de 60 pessoas estão desalojadas.

Por g1e TV TEM

Moradores depende de barcos para se locomover em distrito rural de Boituva (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução


20/02/2023 | Após o Rio Sorocaba transbordar e causar alagamentos em Boituva (SP), os moradores da zona rural passaram a utilizar barcos para se locomover.

De acordo com a Defesa Civil, no Distrito de Cachoeirinha o volume de água do rio subiu mais de cinco metros. Agora, ruas que antes serviam de acesso às chácaras encontram-se escondidas pela inundação.

Um levantamento divulgado pelo município apontou que ao menos 60 pessoas foram obrigadas a deixar as casas onde viviam devido aos alagamentos e riscos de desabamentos. A estimativa é de que tenha chovido aproximadamente 335 milímetros nos últimos 35 dias.

Os moradores consideram a situação recorrente, por isso muitos já tinham embarcações para se locomover no bairro. Sendo assim, os serviços de remoção de pertences e transporte de pessoas só foi possível com a utilização de embarcações. Nível do Rio Sorocaba em Boituva sobe 3 metro e ao menos 60 pessoas continuam desalojadas

Por conta dos estragos, no último sábado (20) a prefeitura decretou situação de emergência. Com isso, fica autorizada a dispensa de licitação para continuidade dos serviços públicos ou de segurança de pessoas, obras, serviços e equipamentos, em casos caracterizados de urgência ou de calamidade pública.

A chuva também deixou Cerquilho (SP) com casas alagadas, ruas interditadas e moradores ilhados.

Choveram mais de 300 milímetros nos últimos 35 dias em Boituva (SP) — Foto: Prefeitura de Boituva/Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário