quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Tatuí registra três casos de dengue em 29 dias

Um dos casos foi autóctone (contraído no próprio municipio) e os outros dois importados; são quatro casos em 2023.

PMT-DI Divulgação


23/02/2023 | Nos últimos 29 dias (período de 18/01 a 15/02), Tatuí registrou três casos de dengue, sendo um autóctone, contraído no próprio município (no Jardim Santa Rita de Cássia) e dois importados (de duas pessoas que residem no Jardim Santa Emília). Com isso, neste ano de 2023, a cidade tem um total de 4 casos da doença, sendo dois autóctones e dois importados.

Estes dados foram apresentados pelo Setor de Combate à Dengue e pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí durante a 2ª Sala de Situação da Dengue de 2023, que aconteceu no dia 16/02, no Paço Municipal.

O trabalho dos agentes de controle de endemias continua sendo realizado conforme as orientações da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, sendo, no período de 18/01 a 15/02, 14.899 visitas a imóveis; 1.495 controle de criadouros; e 682 nebulizações portáteis.

“Pedimos a atenção da população, especialmente neste período pós-carnaval, para o aumento da transmissão da dengue, já que muitos munícipes viajam para cidades litorâneas e para outros Estados brasileiros. Também é preciso redobrar os cuidados com o acúmulo de água das chuvas em diversos recipientes. Cada um precisa fazer a sua parte”, orienta a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa.

Com relação a limpeza de residências e terrenos, ela deve ser constante; e o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos ecopontos da Prefeitura (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria) ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

De acordo com os especialistas em Saúde, não menos importante é o uso diário de repelentes. E, caso a pessoa apresente algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika ou chikungunya), deve procurar imediatamente um posto de saúde, para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário