quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Praça da Matriz recebe a "Virada Inclusiva" na manhã deste sábado (3)

O dia 3 de dezembro é a data do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Evento põe em pauta na Comunidade a questão da inclusão da pessoa com deficiência


01/11/2022 | Neste sábado (3/12), comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para celebrar tal data, acontecerá, na Praça da Matriz, a Campanha “Virada Inclusiva”, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com as secretarias municipais de "Educação", de "Direitos Humanos, Família e Cidadania" e de "Saúde", com o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a APODET – Associação das Pessoas com Deficiência e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

O evento terá início às 9h, com uma explanação da presidente do CMDPD, Marina Oliveira, seguida de uma apresentação de dança de alunos da APAE, da leitura de um texto de conscientização e da apresentação de trabalhos das pessoas em reabilitação no CIR – Centro Integrado de Reabilitação.

Simultaneamente, a Secretaria de Saúde fará testagem rápida para detecção de casos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, da Campanha “Fique Sabendo”. Haverá, também, a apresentação de trabalhos desenvolvidos na APODET, na APAE e no DEPCD – Departamento da Pessoa com Deficiência de Tatuí; além de um trabalho de conscientização do Departamento de Trânsito (DEMUT), sobre o uso de vagas exclusivas para pessoas com deficiência.

Outra atração será o “Percurso da Vivência” – idealizado pelo CIR e pela Secretaria de Educação – que promete dar a todo cidadão a experiência de como é ter alguma deficiência, como andar de cadeiras de rodas e andar com os olhos vendados, por exemplo.

A “Virada Inclusiva” tem o objetivo de aproximar a sociedade das pessoas com deficiência, promovendo o respeito, o amor, a empatia e, principalmente, a história de vida de pessoas que também têm sentimentos, sonhos e que querem viver e ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário