sábado, 17 de dezembro de 2022

'Golpe do Presente': criminosos causam prejuízo milionário com falsa taxa de entrega em Boituva

Ao menos sete moradores caíram no golpe; dois suspeitos foram detidos.

Por Rafaela Zem, g1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Criminosos causam prejuízo milionário com falsa taxa de entrega em Boituva — Foto: Polícia Civil/ Divulgação


17/12/2022 | Você aceitaria pagar uma taxa de R$ 6,70 para receber um presente de aniversário? Se a resposta for positiva, é melhor tomar cuidado. Em Boituva, interior de São Paulo, diversos moradores tiveram prejuízos milionários ao caírem no "Golpe do Presente".

De acordo com a Polícia Civil, até a última sexta-feira (16), sete pessoas registraram boletim de ocorrência e dois suspeitos haviam sido identificados.

Conforme o registro policial, os criminosos descobriam o aniversário e o endereço das vítimas. Com um suposto presente, eles cobravam uma pequena taxa de entrega, que era recebida por meio de máquinas de cartão.

Sem as vítimas perceberem, o valor era alterado e substituído por valores milionários.

"A idade das vítimas é bem variada. Há queixas de pessoas que perderam R$ 2,5 mil, 3 mil e até mais. Um prejuízo milionário. Acreditamos que, durante os dois dias que eles estiveram na cidade, mais 10 pessoas caíram no golpe", afirmou o delegado responsável pelo caso, Carlos Antônio Antunes.

Diante das denúncias e por meio de imagens do circuito de segurança, a Polícia Civil identificou um dos criminosos, que estava hospedado em um hotel da cidade. Com ele, as equipes apreenderam diversas máquinas de cartão, uma mochila de entregas e uma moto.

Estelionatário faz vítimas em Boituva — Foto: Polícia Civil/ Divulgação


Questionado, o rapaz confessou os crimes de estelionato e afirmou que já havia feito vítimas em outras cidades da região.

"Ele ficou espantado com a rapidez da polícia. Disse que já passou em outras cidades e não foi pego. Explicou também que é formado em T. I. e que havia programado as maquininhas para ocultar os três primeiros dígitos do valor", revelou.

Ao g1, o delegado contou ainda que o criminoso agia com a ajuda de um comparsa, que foi detido no dia seguinte. Juntos, eles pegavam os dados das vítimas em sites clandestinos.

"Agora, estamos trabalhando para rastrear outras vítimas e amenizar o prejuízo. Como envolve agências bancárias, pode levar um tempo até conseguirmos as informações. Os dois vão responder por crimes de estelionato", explicou.

Orientações

Para não cair no golpe do presente, o delegado ressalta a necessidade de desconfiar e controlar os impulsos. Segundo ele, além de pedir o comprovante do valor, as pessoas dever fazer perguntas e até evitar o pagamento com cartões de débito.

"O estelionatário tem boa conversa, lábia e está preparado pros questionamentos. Por isso, é sempre importante duvidar. Quem mandou o presente? Por que não recebe em dinheiro? Viu, se é um presente, porque o aniversariante vai pagar? Não faz sentido. É preciso raciocinar e deixar de lado as emoções, os impulsos", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário