quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Após retotalização de votos, Edson Giriboni perde cargo de deputado estadual

A retotalização foi realizada após a Justiça Eleitoral deferir a candidatura de Dirceu Dalben (Cidadania), que disputou a eleição sub judice

Edson Giriboni iria para seu quinto mandato como deputado estadual (Foto: Redes sociais/Divulgação)


Do site temmais.com, com edição do DT

14/12/2022 - O candidato Edson Giriboni (União) perdeu a vaga de deputado estadual e passou a 1º suplente após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) retotalizar o resultado das eleições para o respectivo cargo, depois que a Justiça aprovou a candidatura de Dirceu Dalben (Cidadania).

Giriboni foi o segundo candidato mais votado em Itapetininga (SP), com 16 mil votos válidos. Em todo o estado, obteve 59.087 votos. Este seria seu quinto mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Já Dirceu Dalben recebeu 93.397 votos, sendo o 49º candidato mais votado em todo o estado.

Como 1º suplente, Giriboni pode substituir, eventualmente, uma cadeira de deputado estadual.

Em nota, a assessoria do candidato Giriboni disse que o departamento jurídico do Partido União deve analisar o caso.

Entenda

O candidato Dalben foi considerado inelegível devido a condenações por improbidade administrativa, além de deixar de apresentar certidões criminais durante o pleito. Contudo, em 6 de dezembro, a Corte Superior aprovou sua candidatura após considerar que a condenação cabe à Justiça comum, e não à Eleitoral.

O relator verificou também que os processos que Dalben responde ainda não foram julgados, portanto, a Justiça não pode suspender os direitos políticos dele.

Retotalização

Segundo o TRE-SP, o processo de retotalização é realizado quando julgamento de recursos em candidaturas que tenham o registro deferido, os votos voltam a ser considerados válidos.

O Tribunal reforça que a retotalização não é uma recontagem dos votos, mas sim, uma reavaliação dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário