quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Morador com deficiência visual cria portal para debater acessibilidade em Guareí

Atualmente com mais de 8 mil seguidores nas redes sociais, Marcelo Martins acredita que a página é uma forma de representar os mais de 7 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência visual

Morador cria portal para debater acessibilidade em Guareí (Foto: Marcelo Martins)

Do site temmais.com, com edição do DT

13/12/2022 - Celebrado nesta terça-feira (13), o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual foi criado para combater o preconceito e promover a inclusão. Para abordar este tema, o temmais.com conta a história de um morador de Guareí, município vizinho de Tatuí, que tem perda total da visão e se destaca ao noticiar acontecimentos locais.

“Eu tinha nove anos quando acordei e parei de enxergar (…) fui pra fora de casa e senti o calor do sol. A partir desse dia, minha vida mudou”, lembra Marcelo Martins do episódio ocorrido há mais de 27 anos.

Logo nos primeiros meses após perder a visão, o rapaz passou lidar com a falta de acessibilidade e preconceito. Sem uma escola apropriada, Marcelo viajava quase quatro horas por dia para estudar em Itapetininga.

“Fiquei um ano parado por conta da depressão. Quando voltei pra escola, alguns parentes falavam que braille não era letra, que não iam ajudar em nada”, conta Marcelo, que aos poucos descobriu uma nova paixão: o jornalismo.

Foi entre idas e vindas de consultas médicas que um motorista da Saúde descobriu o talento de Marcelo para trabalhar em rádios. Na mesma semana, ele ganhou um programa de notícias em uma emissora comunitária.

“Me encontrei na Comunicação. Comecei a participar de vários programas de rádio, sempre de forma voluntária. O mercado ainda não tem dado espaço para pessoas cegas. As empresas até contratam pessoas com outras deficiências, mas o espaço para os cegos ainda é restrito”, desabafa Marcelo.

Sem muitas oportunidades de emprego, no ano de 2019, Marcelo criou o próprio portal de notícias para debater questões de acessibilidade e noticiar acontecimentos locais.

“É tudo voluntário. Faço porque amo. Uma equipe me ajuda a checar e a produzir as postagens. Ainda quero me formar em Jornalismo”, relata.

Atualmente com mais de 8 mil seguidores nas redes sociais, Marcelo acredita que a página é uma forma de representar os mais de 7 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência visual.

“Há muitas formas de viver e superar a perda da visão. Precisamos nos mover, combater o preconceito e mostrar que podemos. A vida continua”, afirmou Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário