quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

artigo | O que pode um psicólogo no hospital?

Solange Bezerra Leal


Parafraseando o título do livro “O que pode um analista no hospital?”, de autoria da querida professora Dra. Maria Lívia Tourinho Moretto, eu tentarei responder linhas gerais: O que pode um psicólogo no hospital?

Com frequência algumas pessoas me perguntam:

O que faz um psicólogo no hospital?

Como é a atuação do psicólogo hospitalar?

Eu considero perguntas pertinentes, visto que a Psicologia Hospitalar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia como uma especialidade em 2000, por meio da resolução 014/2000, embora o trabalho do psicólogo dentro do hospital tenha iniciado na década de 1950.

Enfim, trata-se de uma área relativamente nova e em muitos hospitais ainda não existem profissionais da Psicologia atuando.

Porém, com o advento da pandemia de covid-19 e o aumento do sofrimento psíquico nos hospitais, penso que a demanda por psicólogos nesse ambiente aumentou.

Mas, o que pode um psicólogo no hospital?

Basicamente, o psicólogo hospitalar pode desenvolver as seguintes atividades:

* Prestação de Assistência Psicológica - ao paciente , à família e/ou responsáveis pelo paciente.

Cabe mencionar, que o psicólogo hospitalar desenvolve também um trabalho junto à equipe multidisciplinar, a partir dos conhecimentos vindos da Psicologia, ajudando a equipe multidisciplinar no manejo de determinadas situações e intermediando relações entre equipe/paciente, família/equipe etc.

*Ensino – desenvolvendo atividades de educação em saúde voltadas para profissionais de diferentes formações e para a comunidade em parceria com o setor de Educação Continuada do Hospital.

E também no processo de formação de profissionais da Psicologia seja de graduação, pós-graduação stricto sensu, especialização, aprimoramento profissional, através de supervisão de estágio, ministrando aulas, orientação, preceptoria etc.

*Pesquisa – muito do trabalho do psicólogo hospitalar pode ser objeto de estudos e de pesquisas. Nesse sentido, abrangem tanto o campo específico como a inter-relação com as atividades dos demais profissionais de saúde.

Sendo assim, tentei resumir nesse breve post algumas das atividades desenvolvidas pelo psicólogo hospitalar, com intuito de apresentar um pouco do trabalho possível e necessário dentro do hospital.

Solange Bezerra Leal é Psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar – CRP 06/85160

Nenhum comentário:

Postar um comentário