quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Condephat pede o retombamento do Bangalô dos Azevedo

Imóvel era tombado pela Municipalidade, mas foi destombado recentemente pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Junior.

Imóvel que pertenceu à Família Campos Azevedo fica localizado defronte a Praça Martinho Guedes e, segundo consta, serviu de hospedagem para engenheiros e técnicos ingleses, para a construção da Fábrica Campos Irmãos.


14/11/2022 | Destombado recentemente pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Junior, o Bangalô da Família Campos Azevedo teve novo pedido de tombamento feito pelo Condephat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí aprovado em reunião realizada no dia 10/11, no Museu Histórico Paulo Setúbal. O relatório técnico de novo tombamento como “Patrimônio Histórico e Artístico” do Município destaca que o imóvel localizado na rua Santa Cruz, n° 360, esquina com rua Treze de Maio e com a Praça Martinho Guedes hospedou engenheiros e técnicos ingleses, durante a construção da Fábrica Campos & Irmãos, que iniciou suas atividades em 1908, sendo a segunda tecelagem a se instalar em Tatuí.

Agora, após a votação unânime favorável, o relatório de 30 páginas – intitulado oficialmente como “Relatório Técnico do Processo de Tombamento nº 01/2022 – Bangalô da Família Campos Azevedo”, bem como a ata da reunião, serão encaminhados, por meio de ofício, ao prefeito Miguel, para que ele os analise. Para que o imóvel volte a ser considerado Patrimônio Histórico, é necessário que o prefeito elabore um Decreto Municipal de Tombamento.

Após a publicação do Decreto, os atuais titulares do imóvel terão um prazo de 15 dias para se manifestarem, caso desejem. Na ocasião da compra, o bangalô já era tombado e eles tinham esse conhecimento.

Sobre a residência – Segundo o site “igpatrimonio.org”, o “Bangalô da Família Campos Azevedo” é uma imponente e sólida construção – edificada durante a revolução arquitetônica – que mistura “Art Nouveau” com rococó, técnicas que marcaram o final do século XIX e o início do século XX.

Na construção, foram utilizadas soluções e materiais decorrentes da Revolução Industrial, além da preocupação com a distribuição, a funcionalidade, a orientação solar e a modernidade dos espaços.

A propriedade foi edificada no centro de um amplo terreno, valorizando os espaços externos, como jardins, e apresentando traços geométricos que definem todos os acessos de circulação externa, compostos por pedras no piso e barrados na edificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário