Boletim de informações COVID-19 n° 801 Tatuí, 25 de novembro de 2022, sexta-feira, 11h00

4 HOSPITALIZADOS
155 INFECTADOS EM TRATAMENTO
29 DIAS SEM ÓBITOS PELA COVID-19
431 CASOS CONFIRMADOS EM 21 DIAS
20,52 MÉDIA MÓVEL DE CASOS POR DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Unidades de Saúde promovem ações do "Novembro Azul"

O Dia D da Campanha acontece no dia 30/11, das 16h às 20h, no Cemem, com exames de PSA, glicemia e pressão arterial.

Novembro Azul (PMT-DI)

09/11/2022 | A Secretaria Municipal de Saúde de Tatuí está intensificando as ações referentes à saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, objetivo principal da Campanha “Novembro Azul”.

No decorrer deste mês, todas as Unidades de Saúde, em seus horários convencionais de funcionamento, estão realizando atividades que visam conscientizar os homens acerca da prevenção. Mas para garantir a promoção à saúde da população masculina que não consegue ir até a Unidade de Saúde no horário convencional, a Prefeitura realizará o “Dia D” da Campanha “Novembro Azul”.

Será na última quarta-feira do mês (30/11), das 16h às 20h, no CEMEM – Centro Municipal de Especialidades Médicas. Além da coleta do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), haverá aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Não será necessário agendamento prévio, basta comparecer no CEMEM, que está situado na Rua São Bento, nº 15, Centro.

Sobre a Campanha – Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos de idade, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O homem deve procurar um médico quando perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

As principais dicas para se prevenir contra o câncer de próstata são: manter uma alimentação saudável e equilibrada, não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, o diabetes e problemas de colesterol, manter um peso saudável e praticar regularmente atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário