sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí estreia espetáculo Kitembo -- entre nascedouros e poentes

As apresentações serão gratuitas e acontecem nos dias 18, 19, 25 de novembro

Foto: Bruno Ducatti


18/11/2022 | A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí estreia o espetáculo “Kitembo -- entre nascedouros e poentes”, na próxima sexta-feira (18), às 15h. A apresentação acontecerá no Teatro Procópio Ferreira em Tatuí. A entrada é gratuita.

Com dramaturgia inédita de Cristiane Sobral - escritora e artista da cena reconhecida internacionalmente por suas publicações e palestras em países africanos e do continente sul-americano -, a peça conta três histórias que acontecem no seio de uma comunidade. É a partir do nascimento de duas meninas, de uma misteriosa história de amor e de um chamado às mulheres para se tornarem caçadoras, que Kitembo se revela, conduzindo as chegadas e as partidas deste mundo. A obra leva ao público uma temporalidade com gosto de vida.

O trabalho conta com a participação de integrantes da Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, a APODET, contracenando como atores e atrizes ao lado de estudantes bolsistas de artes cênicas e música que integram a Cia. de Teatro.

Para o Coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí e diretor da peça, Thiago Leite, a obra de Cristiane Sobral marca a importância da pesquisa sobre teatro e democratização da arte em todo o processo de criação. “A realização do espetáculo reservou uma série de aprendizados e experiências marcantes para todo o grupo. Primeiro, pela oportunidade de trabalhar com uma dramaturga e escritora renomada como Cristiane Sobral, que nos presenteou com três histórias incríveis e vivências profundas ao longo do ano. Ela nos apresentou a um universo ficcional inspirado por diversas imagens do tempo da cosmovisão bantu”, destaca Thiago.

Leite reforça ainda a importância do trabalho realizado em parceria com a APODET no desenvolvimento da peça. “Durante todo o processo de concepção, a convivência entre pessoas com e sem deficiência - nas improvisações, nas elaborações de imagens corporais e sonoras e na investigação de recursos de acessibilidade e inclusão - foi decisiva para a construção das cenas. Nesse sentido, a presença dos integrantes da APODET foi fundamental para a criação do espetáculo. Juntos, fomos compreendendo os elementos de audiodescrição e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como fios importantes para a tecitura de toda a dramaturgia”. acrescenta.

A peça faz parte da programação artística de espetáculos dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí para a temporada 2022, com apresentações marcadas para os dias 18, 19, 25 e 26 de novembro.

SERVIÇO
Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí - “Kitembo - entre nascedouros e poentes”
Coordenação: Thiago Leite

Data: 18 de novembro
Horário: 15h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí/SP
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre

Data: 19 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí/SP
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre

Data: 25 de novembro
Horário: 14h
Local: Fatec Tatuí
Rod. Mario Batista Mori, 971, Jardim Aeroporto, Tatuí/SP
Entrada restrita
Classificação Indicativa: Livre

Data: 26 de novembro
Horário: 19h
Local: Sede da Associação de Amigos do Bairro Jardim Santa Rita de Cássia
Bairro Santa Rita de Cássia -- Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

Sob a coordenação de Thiago Leite, a Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí surgiu em 2009 com o objetivo de reunir alunos e alunas bolsistas para uma experiência concentrada, que vai da criação cênica até o encontro com o público. O Grupo Artístico já circulou em festivais dentro e fora do Estado de São Paulo, sendo reconhecido em diversas premiações. Nos últimos anos, dedicou-se a encenar obras da dramaturgia brasileira contemporânea. A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí tem raízes em diversos coletivos liderados por artistas que estiveram à frente das atividades de artes cênicas da instituição, mesmo antes da criação do Setor de Artes Cênicas, como Moises Miastkwosky -- com o Grupo Sófocles e, posteriormente, Grupo de Teatro Contemporâneo -- e Carlos Ribeiro e Antonio Mendes -- com o Grupo Teatral Novas Tendências.

Ficha técnica

Atuação:

Estudantes bolsistas de Artes Cênicas: Arielle Cristina dos Santos Barbosa, Camila Alomba Pinto, Felipe Santos Rodrigues, Kaio Alexandre dos Santos Matias, Letícia Rodrigues de Morais, Luigi Lourenço da Silva, Mutilo Henrique Pires Delesposti dos Santos,
Vanuly Veloso Silva.

Convidados: Adalberto Balcasse Lopes, Almirante Andrade, Américo Sambo, Edson Miranda, Geraldo Léu, Gustavo H. Vieira de Paula, Luana Camargo, Roque Batista Martins, Tarcísio da Silva

Músicos (estudantes bolsistas de Música): Guilherme Fernandes Freitas de Jesus, Tiago Augusto Marcos, Yuri Gonzaga Gonçalvez da Costa

Direção: Thiago Leite
Dramaturgia: Cristiane Sobral
Assistência de direção / Orientação em diversidade: Adriana Afonso
Preparação Corporal: Rener Oliveira
Consultoria em audiodescrição: Luiz Henrique Kichel
Consultoria em cena bilíngue -- LIBRAS/ Português: Amanda Lioli e Nayara Silva
Orientação em acessibilidade e inclusão: Karla Cremonez
Orientação em cosmologias africanas: Jéssica Nascimento
Figurino: Carlos Alberto Agostinho
Costureira: Ediane de Andrade
Iluminação: Camila Barbagallo
Coordenação do Grupo Artístico Cia. de Teatro: Thiago Leite
Gerência Artística e Pedagógica de Artes Cênicas: Antonio Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário