quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Projeto Senna em Ação leva Feira de Empreendedorismo à Praça da Matriz

Evento realizado no dia 12 integra o Programa "Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP", uma proposta de Educação Empreendedora para estudantes do Ensino Fundamental.

Escola Projeto Senna em Ação (Divulgação PMT-DI)


16/11/2022 | Na manhã de sábado (12), a Escola Projeto Senna em Ação promoveu sua Feira do Empreendedorismo, na Praça da Matriz, em parceria com o Sebrae.

O evento integra o Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP”, uma proposta de Educação Empreendedora para estudantes do Ensino Fundamental. Fruto de parceria entre a Prefeitura de Tatuí e o Sebrae, o JEPP faz com que os alunos trabalhem desde a produção até a comercialização de produtos, estimulando-os a assumirem riscos calculados, a terem um olhar observador e a identificarem ao seu redor oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Por meio de atividades lúdicas e um ambiente sensibilizador, o Programa apresenta práticas de aprendizagem considerando a autonomia dos alunos para aprenderem e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, nos âmbitos pessoal, profissional e social.

A Feira mobilizou gestores, professores e alunos da Escola Projeto Senna em Ação e contou com barracas vendendo geladinhos gourmet, churros e brinquedos confeccionados pelos alunos na Sala Maker.

Para o desenvolvimento do JEPP, os professores do “Senna em Ação” passaram por uma capacitação e trabalharam com os alunos o material fornecido pelo Sebrae. Eles tiveram, ainda, suporte da diretora Cristina Jesus Pereira Maciel de Campos e dos coordenadores Alzira Ananias de Cardoso e Altair Benedito Vieira, que acompanharam os trabalhos diariamente, auxiliando e orientando. O Projeto também contou com a palestra “Os primeiros passos para empreender”, da empreendedora Ana Teresa Cecílio, homenageada durante o evento.

A “Feira do Empreendedorismo” teve a presença da analista de negócios do Sebrae, Isabel Janaína Soares – responsável pela capacitação dos professores participantes do JEPP -, que ficou encantada com o trabalho desenvolvido e com a participação ativa dos alunos.

Além das barracas, aconteceram apresentações culturais de danças “Aquarela do Brasil” e “Maculelê”, conduzidas pelas professoras Mina Garcia e Larissa Orsi, além da peça teatral “Sítio do Pica-pau Amarelo”, sob direção do professor Sergio Ventura. 

A secretária municipal da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, fez uso da palavra e parabenizou os alunos, professores e responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto. A coordenadora da Escola Projeto “Senna em Ação”, Alzira Ananias de Cardoso, dando continuidade, explicou aos presentes a respeito dos objetivos e do desenvolvimento das atividades.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar de forma transformadora, incentivando o aluno a quebrar paradigmas e a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores.

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, de pensar e de aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que ele está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário