quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Exposição Consciência Negra permanece no Museu até o dia 30

Elaborada com trabalhos desenvolvidos pelos alunos da EMEI "Joaquim da Silva Campos", a exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Exposição “Consciência Negra”


24/11/2022 | Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre a diversidade cultural, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” realiza neste mês de novembro o Projeto “Tatuí Consciente”. Uma das atividades acontece do projeto é a exposição “Consciência Negra”, que pode ser visitada até a próxima quarta-feira (30/11).

Elaborada com trabalhos desenvolvidos pelos alunos da EMEI “Joaquim da Silva Campos” – pertencente a Rede Municipal de Educação e com direção de Rita Braz -, a exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

De acordo com Rita, os trabalhos “foram feitos com muito amor e dedicação pelas crianças, colaboradores e professores da escola”. Ela ainda diz que “é um enorme prazer divulgar a minha história e essência, transmitindo para as crianças valores, dignidade e respeito à diversidade”.

Além da exposição, o Projeto “Consciência Negra” será encerrado oficialmente na própria escola, também na quarta-feira (30/11), com uma apresentação dos professores José Mesquita Santos e Mina Garcia, que estarão acompanhados da representante do Núcleo Afro-feminino de Tatuí, Marisa Silva.

“Consciência Negra” – O Projeto surgiu em 2015, quando Rita Braz assumiu o cargo de diretora da EMEI “Joaquim da Silva Campos”. Esta foi a primeira escola a ter a “amarelinha africana” pintada no chão, envolvendo os alunos e a comunidade em diversas apresentações. No mesmo ano de 2015, houve um desfile para eleição da Miss e Mister Afro, que envolveu alunos do berçário à pré-escola, além de oficinas de tranças e penteados afro.

Desde então, sempre no mês de novembro – mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11) -, o Projeto realiza diversas atividades musicais e de histórias, além da própria amarelinha africana. As referidas atividades são conduzidas por diversos convidados, inclusive pelos angolanos Edgar e Pupa – que contam aos pequenos sobre suas histórias de vida no continente africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário