sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Casos de covid-19 crescem em tatuí

Saúde realizará dois dias "D" para atualização dos cartões de vacinação: 19 e 26/11, das 9h às 15h.

Vacina anticovid-19


18/11/2022 | Em virtude do aumento de casos positivos da Covid-19 no município, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, realizará, nos dois próximos sábados, dias 19 e 26 de novembro, das 9h às 15h, os Dias “D”, para atualização da carteira vacinal dos imunizantes contra o coronavírus, no CEMEM – Centro Municipal de Especialidades Médicas.

As pessoas precisam comparecer ao CEMEM (Rua São Bento, nº 15, Centro) portando CPF, cartão SUS, comprovante de endereço e a carteira vacinal – menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados dos pais.

A atualização é referente a segunda, terceira e quarta doses em atraso, mas também abrange o público que ainda não tomou a primeira dose, ou aqueles que já podem tomar a quinta dose, respeitando o intervalo de quatro meses entre uma dose e outra.

O aumento dos casos, além do surgimento de novas variantes, se deve à baixa adesão da população às doses adicionais da vacinação, visto que 93,2% da população tatuiana se vacinou com a primeira dose e 85,4% tomou a segunda dose. Este número, porém, despenca em relação à terceira dose, em que apenas 56,6% da população se imunizou. Os dados ficam ainda piores quando se trata da quarta dose, na qual somente 25,5% dos tatuianos compareceram aos postos de vacinação.

A relação das novas variantes, somadas à não vacinação das doses adicionais, ocasionaram o registro de 56 casos positivos de Covid-19 na última semana (7 a 13 de novembro) em Tatuí; seguindo uma tendência de crescimento que já vinha sendo registrada nas últimas semanas, em que 22 casos foram notificados de 31 de outubro a 6 de novembro, e 32 casos positivos entre os dias 24 e 30 de outubro.

Apesar destes índices crescentes, no momento não há pacientes internados com a doença no município, tanto na rede pública, como na rede particular. A última internação de um tatuiano aconteceu em 27 de outubro, em Sorocaba, caso que, infelizmente, o paciente foi a óbito.

A Secretaria da Saúde ressalta a importância de que as pessoas com quadro de síndromes gripais utilizem máscaras de prevenção e procurem o atendimento médico durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde ou aos finais de semana na UPA. De acordo com a Secretaria, nestes locais, conforme critérios e avaliação clínica, o profissional de saúde poderá solicitar a realização do teste.

Vale destacar, também, as medidas básicas de prevenção individual e coletiva, como a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel, que continuam fundamentais para evitar a transmissão do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário