quinta-feira, 7 de abril de 2022

Tatuí compõe a categoria C do novo Mapa do Turismo Brasileiro

Mapa do Turismo Brasileiro classifica os municípios brasileiros de acordo com a sua vocação turística ou com o impacto do setor de viagem.

Tatuí compõe a categoria C do novo Mapa do Turismo Brasileiro


06/04/2022 |  Na última semana, o Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, que classifica os munícipios brasileiros de acordo com a sua vocação turística ou com o impacto do setor de viagem. Tatuí foi classificada na categoria “C”, que é a terceira classe de cinco existentes, sendo, junto com Boituva, as melhores cidades classificadas da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”.

A classificação dos municípios é baseada em alguns critérios, como a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério do Turismo, Tatuí somou no último ano 73.269 turistas domésticos, 1.798 turistas internacionais, 8 estabelecimentos de hospedagem e uma arrecadação de mais de R$ 1,5 milhão.

O secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Tatuí, Cassiano Sinisgalli, explica que a classificação de Tatuí na categoria “C” é excelente para o município e para a Microrregião Turística, pois “as categorias superiores, ou seja, a “A” e “B”, são compostas, geralmente, por grandes metrópoles do País, em virtude dos critérios exigidos por ambas, como a necessidade de ter uma média de, no mínimo, 167 mil turistas”.

O intuito da elaboração do Mapa, de acordo com o Governo Federal, é auxiliar os gestores municipais a identificarem o desempenho da economia do turismo nas cidades, para que políticas assertivas em prol ao desenvolvimento do setor sejam criadas, sendo assim uma forma de estimular as ações turísticas nos municípios para promover maior diversidade de atividades e a competitividade turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário