terça-feira, 12 de abril de 2022

GCM divulga ocorrências atendidas entre 4 e 10 de abril

Quatro ocorrências de violência doméstica foram atendidas pela Guarda Civil de Tatuí na última semana

Viatura do Projeto "Patrulha da Paz", da GCM.


12/04/2022 |  Nos últimos meses, diversas ocorrências de violência doméstica, sejam ameaças ou agressões, verbais ou físicas, foram atendidas pela Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM). Uma delas aconteceu na última quinta-feira (07/04), na Vila Esperança.

A GCM foi acionada, pelo Botão do Pânico, por uma mulher de 41 anos de idade. Ela alegava que seu ex-companheiro estava nervoso e alterado e tentava a todo custo conversar com ela, gritando e gesticulando em frente ao portão de sua residência. Os guardas municipais chegaram rapidamente no local (protocolo comum no caso do acionamento do “botão do pânico”) e controlaram a situação.

De acordo com a vítima, o fato é recorrente desde o fim do relacionamento, há cerca de um ano, e que, no dia anterior (06/04), já tinha procurado a Delegacia de Defesa da Mulher para registrar um Boletim de Ocorrência. Mas, como não houve agressão física e como o homem não tinha antecedentes criminais, não foi possível a lavratura do B.O. Por isso, ela foi orientada a procurar a Justiça Restaurativa para a instalação do “Botão do Pânico”, que já foi usado logo pela manhã do dia seguinte (07/04), nesta ocorrência, quando o homem a procurou novamente. Os guardas municipais que realizaram o atendimento registraram um Boletim de Ocorrência Eletrônico, solicitando a Medida Protetiva em favor da vítima.

É importante lembrar que a violência – física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial – contra a mulher é uma violação de direitos humanos, um problema de saúde pública e crime. Ela diminui a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias, gerando prejuízos à sua autonomia e seu potencial, e trazendo consequências como morte, lesões, traumas físicos e vários tipos de agravos mentais e emocionais.

As denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento à Mulher, pelo "Ligue 180". 

Em Tatuí, há uma Rede de Apoio à Mulher Vítima de Violência: 
  1. Delegacia de Defesa da Mulher, situada na Praça da Bandeira, nº 53, Centro, telefone (15) 3305-6619; 
  2. CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, situado na Rua Treze de Fevereiro, nº 396, Centro, telefone (15) 3259-0704; 
  3. JR – Núcleo da Justiça Restaurativa, situado na Praça Paulo Setúbal, nº 71, Centro, telefones (15) 3305-1530 e (15) 99629-8316; e a 
  4. Patrulha da Paz, da Guarda Civil Municipal, situada na Rua Chiquinha Rodrigues, nº 991, Vila Doutor Laurindo, telefones (15) 3251-2849 ou 199/153.

Demais ocorrências – Além desta ocorrência, no período de 4 a 10 de abril, também foram abordadas 92 pessoas e 15 veículos, e registrados 15 atendimentos, sendo 3 averiguações, uma captura de procurado, um acidente de trânsito, um encontro de cadáver, uma apreensão de arma de fogo, duas ocorrências com animal, um incêndio em veículo, e 5 serviços de apoio a outras instituições.

Em relação às ocorrências crime, foram 14 homens presos (10 maiores de idade e 4 menores de idade) e 13 flagrantes, resultando em 7 ocorrências por tráfico de entorpecentes (55 porções de cocaína, 21 porções de crack e 4 porções de maconha), 2 ocorrências por furto e mais 3 ocorrências por violência doméstica, além da citada acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário