terça-feira, 26 de abril de 2022

Exposição "Benê, o Flautista" fica em cartaz no Museu até 26 de junho

Exposição de Paulo Flores é um projeto da Associação Brasil Cultural e estará em cartaz de 26 de abril a 26 de junho

Exposição temática "Benê, o flautista", de Paulo Flores, é um projeto da Associação Brasil Cultural.


26/04/2022 |  De 26 de abril a 26 de junho o Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí, receberá a exposição temática “Benê, o flautista”, de Paulo Flores, um projeto da Associação Brasil Cultural.

O intuito é levar os apreciadores da arte e os alunos da Rede Municipal de Educação para uma “viagem no tempo à uma época de ouro, na qual poderão aguçar seus olhares críticos por meio de um evento multimídia”, comentou o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna. De acordo com ele, esse conteúdo multimídia da exposição já está disponível nos sites brasilinstrumental.com e movimentosemtela.art.br.

No auditório do Museu também será exibido o documentário “A Linha do Tempo”, de Benedito Lacerda, que cruza fatos mundiais do seu período de vida (1900 a 1958). Já as bibliotecas de cada escola visitante receberão um exemplar do box set “Benê, o Flautista”.

A exposição homenageará o centenário da Semana de 22, a Semana de Arte Moderna de São Paulo, que foi o marco de fundação do Modernismo, movimento artístico brasileiro. Na ocasião, diversas manifestações artístico-culturais, como apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras e palestras foram promovidas no Theatro Municipal da capital paulista.

Os artistas participantes da Semana de 22, inspirados nas vanguardas europeias (Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e Expressionismo), propunham uma estética inovadora na arte, valorizando processos artísticos nacionais, o que chocou parte da população, gerando muitas críticas aos artistas participantes do evento, entre eles Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Anita Malfatti, Tarsila Amaral e Heitor Villa-Lobos.

A época de ouro do rádio muito se deve a esse movimento, que tirou o samba da “prisão” – já que na Primeira República, essa e outras manifestações artísticas eram proibidas e passíveis de prisão. O grande percussionista “João da Baiana” foi vítima de blitz em 1908 e teve seu pandeiro apreendido, o que não permitiu que ele se apresentasse em uma festa em que o senador Pinheiro Machado estava presente; o senador, ao tomar ciência do ocorrido, resolveu presentear o percussionista com um novo pandeiro, com a seguinte dedicatória: “Com minha admiração ao João da Baiana – Pinheiro Machado”. Esta e outras passagens aparecem no libreto do box set “Benê, o Flautista”.

O Projeto “Benê, o flautista”, de Paulo Flores, recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB), e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí.

A exposição ficará em cartaz de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca no Museu, situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro; agendamentos devem ser realizados pelo e-mail museupaulosetubal@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário