sábado, 23 de abril de 2022

Menino de 9 anos, fã de animes, cria versões de papel para brincar em Tatuí

Segundo a mãe, menino teve a iniciativa de confeccionar os brinquedos quando ela ficou desempregada. Criança já preparou exposições e realizou oficinas para ensinar a arte aos colegas.

Por Bárbara Bruno*, g1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Gabriel faz bonecos do Naruto por não ter condições de comprá-los em Tatuí — Foto: Alessandra Oliveira/Arquivo pessoal


23/04/2022 |  Foi com papel, lápis de cor, cola e tesoura que um menino de 9 anos, de Tatuí, conseguiu ter uma coleção de bonecos de animes com mais de 30 exemplares.

Segundo a família, Gabriel Oliveira dos Santos é fã de animes e começou a confeccionar os próprios brinquedos por não ter condições de comprar as versões originais dos bonecos.

“Nós passamos por uma fase difícil. A empresa que eu trabalhava faliu e ficou sem me pagar. Minha situação não estava boa e foi disso que partiu a iniciativa do Gabriel de fazer seus próprios brinquedos”, conta a mãe, Alessandra Oliveira.

Exposição dos bonecos de Gabriel ocorreram na escola — Foto: Alessandra Oliveira/Arquivo pessoal


Gabriel faz parte do Projeto Ayrton Senna, da Prefeitura de Tatuí, que atende crianças no contraturno escolar, oferecendo oficinas de leitura, informática, educação artística, música e esportes. Foi através dele que o talento do menino foi descoberto.

A professora de artes Rosemeire de Oliveira Moraes contou que, um dia, Gabriel pediu para mostrar os bonecos e tirou da mochila duas sacolas de supermercado lotadas com os brinquedos criados por ele.

“Eu fui me encantando. Cada detalhe na roupa, as expressões faciais, ele foi me contando quem eram os bonecos, eu fiquei impressionada”, disse a professora.

Oficinas e exposições

Depois que Gabriel mostrou os bonecos à professora, Rosemeire decidiu preparar exposições dentro do projeto para exibir o trabalho do aluno às outras crianças. Logo, o menino também passou a fazer oficinas para ensinar a arte aos colegas.

Para isso, a professora providenciou os materiais e deixou o aluno explicar aos amigos o passo a passo da criação dos brinquedos.

Altair Vieira, coordenador de esportes do projeto, disse que o objetivo das atividades é exatamente esse: descobrir talentos na música, nas artes e no esporte.

Agora, Gabriel se prepara para expor os bonecos no Museu Paulo Setúbal, em Tatuí. Segundo a mãe, para essa exposição, o menino está fazendo réplicas dos bonecos originais criados por ele.

“Ele disse que os bonecos originais ele quer vender para poder fazer uma faculdade, um curso de artes e também quer me ajudar a pagar a nossa casa”, afirma Alessandra.

*Colaborou sob supervisão de Júlia Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário