sábado, 16 de abril de 2022

Contação de história na Biblioteca Municipal será do livro Brasileirinho

Evento acontece na segunda-feira (18), a partir das 14h.

Mabel Zattera, autora e ilustradora, e Rafael Meira, co-autor e colaborador da pesquisa biografia do músico Waldir Azevedo.


16/04/2022 |  Na data em que se comemora o Dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil – próxima segunda-feira (18/04) -, a Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão sediará, às 14h, a contação de histórias do livro “Brasileirinho – Coleção O Chorinho dos Chorões”, de Mabel Zattera, autora e ilustradora, e de Rafael Meira, co-autor e colaborador da pesquisa biografia do músico Waldir Azevedo.

O livro conta a história da composição mais célebre de Waldir Azevedo, que surgiu por causa do apelo de uma criança ao compositor. A primeira vez em que a música foi tocada foi com um cavaquinho de brinquedo. Essa união entre a composição de Waldir e o universo infantil nutre a possibilidade de aproximar esta faixa etária da Música Popular Brasileira – MPB.

E isto será feito de forma leve, didática, lúdica e divertida para as crianças, conforme o que propõe o projeto de acesso à música instrumental para o público infantil, dos músicos Mabel Zattera e Rafael Meira, que receberam recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB).

Os interessados em participar deste Projeto de Incentivo à Leitura deverão procurar a Biblioteca Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e está situada na Rua Santa Cruz, nº 405, ou fazer contato via e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br.

Mabel Zattera – Com licenciatura em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Mabel também é formada em Flauta Choro pelo Conservatório de Tatuí (2013), onde também fez aulas de flauta erudita.

Em 2021 e 2013 foi idealizadora das edições da “Semana do Choro de São Carlos” e do Projeto “Chorando no EJA – Educação de Jovens e Adultos”. Em 2018, Zattera se mudou para a França, sob designação da “Comunidade Recado”, onde desempenhou um trabalho de musicista em igrejas, shows e gravações. Nos dois anos seguintes, ela se apresentou em Toulon, na França, com o “Duo Bem Casado” e com o “Trio Du Bresil”. Em 2020 estudou flauta erudita no Conservatório TPM, em Toulon, França.

Atualmente, Mabel reside no Brasil e trabalha com a ilustração e a escrita de uma coleção de 10 livros infantis, intitulada “O Chorinho dos Chorões”, além de se especializar em flauta transversal, no Conservatório de Toulon, na França, onde também desenvolve um trabalho com a música litúrgica católica.

Rafael Meira – Natural de Limeira, Rafael começou seus estudos aos 8 anos de idade. Hoje, aos 22 anos de idade, é formado no curso de cavaquinho pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, na área de “Choro”.

Em sua jornada musical fez apresentações com o Grupo “Reminiscências”, de Limeira, em emissoras de rádio e TV, entre elas: Canção Nova, EPTV, TV Jornal, Rede Vida e Mix. Em 2011 teve a oportunidade de tocar ao lado de Isaías e seus “Chorões”, no Teatro CIEE, em São Paulo; com o grupo “Quebrando Galho”, ao lado de alunos e professores da escola, no Teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí; e, também, nas comemorações do Dia Nacional do Choro, no Teatro “Vitória”, em Limeira.

Depois, em 2016, ingressou no curso “Educação Musical”, por meio do Ensino à Distância, na UFSCAR. Dois anos depois, mudou-se para a França e realizou diversos projetos musicais em Toulon, onde desenvolveu um trabalho voluntário com a música litúrgica e a produção colaborativa de arranjos e vídeos com grupos de franceses, além de apresentações de choro e de música brasileira. Nesse tempo de voluntariado, ocupou produções em estúdios, de processos, de gravação, de mixagem e de masterização.

Em 2020 iniciou o Projeto “Domine o Cavaquinho”, em que disponibiliza materiais para o estudo do cavaquinho. Nesse mesmo ano criou o canal “Play Choro”, o qual oferece diversos playbacks do gênero Choro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário