terça-feira, 19 de abril de 2022

Programação na Praça do Museu comemora o Dia da Cultura Raiz

Cururu com Zacarias Camargo e apresentação do "Tropeirinhos do Rancho" serão destaques.

Programação na Praça do Museu comemora o Dia da Cultura Raiz


19/04/2022 |  Em comemoração ao Dia da Cultura de Tradição Raiz, o Museu Histórico Paulo Setúbal receberá, às 15h deste sábado (23/04), o projeto “Revelando Tatuí”. O evento é uma forma de valorizar a cultura raiz, como o cururu e sua variante, conhecida como “caninha verde”, bem como as tradições tropeiras e caipiras da cidade.

A Praça do Museu receberá primeiramente o projeto “Cururu – Patrimônio da Nossa Terra – Desafio Poético ao Som das Violas”, de Zacarias Camargo, que busca valorizar o gênero musical que há muito tempo é parte integrante da tradição tatuiana. Também pensando nisso, existe a intenção de reviver os “Canturiões do Cururu”, que ainda trazem em seus corações essa tradição, como forma de promover o contato e a revalorização do cururu, manifestação da cultura raiz tão importante para a identidade do município.

Em seguida será a vez da apresentação “Tropeirinhos do Rancho – Nossa Alegria Contagia – Tradição de Nossa Terra”, do coletivo cultural “Tropeirinhos do Rancho” – coordenado pelo José Adilson Idro Oliveira – que, desde 2012, resgata, preserva e divulga as tradições tropeiras e caipiras, como o fandango, a catira, as cavalgadas, a queima de alho, a música raiz e o toque do berrante, por exemplo.

Por fim, encerrando o dia, haverá a apresentação do projeto “Uma Roda de Caninha Verde – Variante do Cururu Tradicional, Tradições Musicais de Nossa Terra – Improvisos e Variações”, de Esmeraldo Donizete da Silva. Em seu repertório, o projeto terá músicas da variação do cururu, chamadas de “caninha verde” – uma junção do cururu de improviso com o ritmo das músicas. Esta modalidade, assim como o cururu tradicional, nasceu na região chamada de “Médio Tietê” e se espalhou para diversas regiões do Brasil. É uma manifestação tradicional muito animada e divertida, que exige raciocínio e habilidade dos participantes, promovendo o contato e a revalorização desta modalidade.

Os cururueiros Zacarias Camargo e Esmeraldo Donizete da Silva, popularmente conhecido como Esmeraldinho, e José Adilson Idro de Oliveira, do “Tropeirinhos do Rancho”, receberam recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB), e contam com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário