terça-feira, 26 de abril de 2022

Museu Histórico recebe cópia do questionário que levou à criação da Basílica da Conceição em Tatuí

Dossiê estará guardado na reserva técnica do Museu Paulo Setúbal

Pe. Élcio Roberto entrega documento histórico ao gestor do Museu Histórico Setúbal, Rogério Vianna


26/04/2022 |  No último dia 20 de abril (quarta-feira), o Museu Histórico Paulo Setúbal, da Prefeitura de Tatuí, recebeu da Basílica Nossa Senhora da Conceição, para salvaguardo, uma cópia do documento “Notatiae ad Titulum Basilicae Minores Obtenendum” (em português: Questionário para Obtenção do Título de Basílica Menor). O arquivo do questionário da agora 74ª Basílica Menor do Brasil foi entregue pelo reitor da Basílica, padre Élcio Roberto de Góes, ao gestor do Museu, Rogério Vianna. Tal documento ficará guardado Reserva Técnica do Museu.

Em suas mais de 140 páginas, o documento descreve detalhes minuciosos de todos os elementos do templo católico que foram enviados ao Vaticano como parte do processo de elevação do Santuário a Basílica, respondendo a todas as solicitações enviadas em questionário pela Santa Sé.

No documento, redigido em Latim e Português, constam detalhes diversos a respeito dos títulos, da natureza, das dimensões e da descrição do templo; além de dados notáveis, das atividades litúrgicas e de práticas piedosas do povo católico, das atividades pastorais desenvolvidas pela igreja e de momentos históricos e artísticos.

Também fazem parte do livro os ofícios enviados e recebidos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Santa Sé. O primeiro, assinado em carta enviada por seu presidente, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; e o segundo pelo Vaticano, por meio do então secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, arcebispo Arthur Roche, que aprovou a abertura do processo, enviando então o referido questionário.

Dados referentes ao restauro da imagem histórica de São João do Benfica também compõe o documento, como identificação, descrição, hagiografia a análise iconográfica, técnica construtiva, fotos da imagem na chegada ao atelier, policromia, anexos (atributos, acessórios e complementos), estado de conservação, proposta de tratamento, etapas de conservação e restauro, testes de solventes, limpeza superficial; tratamento estrutural, tratamento pictórico e da obra finalizada.

O questionário original foi entregue ao Vaticano pessoalmente em 2021, por meio do signatário da Diocese de Itapetininga, Leonardo Costa de Camargo Barros, que também teve entregou uma cópia da documentação pessoalmente ao Papa Francisco, durante a Audiência Geral na Basílica de São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário