quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Prefeitura cria Mutirões de Saúde para atender consultas acumuladas do Cemem

O primeiro mutirão acontece neste sábado, dia 5, na Concha Acústica, com 100 consultas que já foram agendadas com oftalmologistas. 

Prefeito Miguel pediu que recursos que seriam investidos no Carnaval 2022 sejam aplicados em Mutirões de Saúde

02/02/2022 |  No último mês de dezembro, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior anunciou que não iria realizar eventos do Carnaval 2022 utilizando recursos públicos e que estes recursos seriam aplicados em outros setores, como na saúde. Nos primeiros dias de 2022, o prefeito decidiu, com a Secretaria de Saúde, investir em Mutirões de Saúde, pois há filas de alguns exames, com listas de espera grandes, como é o caso da especialidade de oftalmologia. Por conta da pandemia da COVID-19 e o afastamento de alguns médicos e profissionais, muitas consultas acumularam ou foram reagendadas, e isso só fez crescer a demanda.

Os Mutirões de Saúde que a Prefeitura de Tatuí irá realizar ao longo de 2022 começam no próximo sábado, 05/02, a partir das 8h, na Concha Acústica. Serão 100 consultas neste primeiro dia.

No total, os Mutirões de Oftalmologia terão 900 consultas, que serão realizadas sempre aos sábados (um de cada mês, com 100 consultas por sábado). Nos Mutirões de Oftalmologia a Prefeitura de Tatuí irá utilizar recursos – R$ 49.500,00 – que seriam empreendidos no Carnaval 2022.

O Mutirão de Oftalmologia é uma parceria com o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba). A unidade móvel do BOS estará em Tatuí, atendendo com seus profissionais. A ideia da Secretaria de Saúde é realizar os primeiros mutirões na Concha Acústica, no Centro, e depois em algumas regiões onde é grande a demanda por consultas, como no Jardim Santa Rita de Cássia.

As consultas nos Mutirões de Saúde não serão de livre demanda, seguirão a lista de espera do CEMEM (Centro de Especialidades Médicas), que foram pré-agendadas, priorizando os mais antigos da lista de espera.

“Solicitei da Secretaria de Saúde um levantamento das cirurgias eletivas, que foram muito prejudicadas com a pandemia. Estamos estudando um meio de acelerar estas cirurgias, talvez uma forma de mutirão. Há outras especialidades médicas, de consultas, onde serão necessários outros mutirões. Um deles é de consultas de endocrinologia”, destacou o chefe do Poder Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário