quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

“Lidera Mulher” pode ajudar na obtenção de crédito e alavancar recuperação econômica

Proposta do vereador Marquinho de Abreu cria política pública voltada à formalização, capacitação e consultoria de negócios

Da assessoria do vereador Antonio Marcos de Abreu

21/02/2022 |  Um projeto que está em tramitação na Câmara Municipal pode ajudar na recuperação econômica do município por prever ações que ajudem empresárias a obterem crédito. Trata-se do “Lidera Mulher”, um programa de incentivo ao empreendedorismo feminino proposto pelo vereador e Presidente da Casa de Leis, Marquinho de Abreu (PSDB).

A ideia é facilitar a abertura de novas empresas em diferentes setores econômicos, criando, pela primeira vez na cidade, uma política pública voltada à formalização, capacitação e consultoria de negócios abertos por mulheres.

Marquinho conta que a lei, embora focalize especificamente o empreendedorismo da mulher, tem como principal objetivo o surgimento de negócios com ideias inovadoras. “O empreendedorismo da mulher é um fenômeno relacionado à globalização do mundo dos negócios”, destaca o vereador.

O “Lidera Mulher” surge com a proposta de oferecer às empreendedoras acesso a ferramentas tecnológicas. A proposta foi construída a partir de seis diretrizes. São elas: elevar a mulher à figura de líder, sensibilizando quanto às oportunidades de negócio e de mercado; incentivar a criação de projetos produtivos e que agreguem valor a produtos e serviços; disseminar a cultura empreendedora; fomentar a criação de microempresa individual, e as atividades negociais; aproximar o campo científico e de tecnologia das atividades de mercado; e potencializar as ideias de negócio.

Segundo o projeto (PL 18/2022), a Prefeitura ficará encarregada de estimular o surgimento de microempreendedoras, promovendo a competitividade e o desenvolvimento de novos negócios voltados às atividades operacionais. “Além da formalização, o município poderá fomentar programas de capacitação e consultoria nos diferentes setores negociais, ensinando a melhor maneira de obtenção de crédito, mediante convênio público-privado”, consta no projeto.

A Prefeitura também ficará encarregada de adotar mecanismos de promoção e divulgação de produtos do empreendedorismo da mulher. De acordo com Marquinho, a ideia é incentivar a publicação dos serviços e resultados.

Para serem contempladas no programa, as empresárias não podem exercer cargo ou função pública e devem apresentar um plano de negócios, preenchido em formulário próprio, elaborado conforme regulamento a ser instituído.

“Quando o programa estiver em vigor, nossa intenção é divulgar amplamente os projetos e as ações para estimular a participação da sociedade e possibilitar parcerias com entidades públicas e privadas”, conta o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário