sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Museu de Tatuí reabre exposição em homenagem a Simeão Sobral

Advogado faleceu na quarta-feira (23/02), aos 105 anos.

Museu de Tatuí reabre exposição em homenagem a Simeão Sobral

25/02/2022 |  Desde esta quinta-feira (24/02), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí, presta uma homenagem ao advogado Simeão José Sobral, falecido na quarta-feira (23/02), aos 105 anos de idade.

Para tanto, o Museu reapresentará a exposição “Ilustres Tatuianos”, que já foi exibida pelo Museu em agosto de 2018, em parceria com a “Noite da Seresta com Ternura”.

Os interessados em conhecer a história de Simeão, bem como recordar épocas vividas pelo homenageado, podem visitar a exposição até o dia 18 de março, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu Histórico de Tatuí está situado no Centro, dentro da Praça Manoel Guedes. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail mhpstatui@gmail.com

Simeão José Sobral – Nasceu em São Paulo no dia 29 de novembro de 1916, para garantir um parto mais seguro para sua mãe, e logo depois veio para Tatuí, cidade de sua família. Casou-se em 1946, com a professora Rosa Palumbo Sobral, com quem viveu por quase 50 anos, quando ela faleceu. É pai de Romilda Maria Sobral e Álvaro Sobral. Em 2002, depois de quase seis meses viúvo, reencontrou Maria Elisabeth Amadei Vieira de Camargo, a Bete, com conviveu até o seu falecimento nesta quarta-feira (23/02/2022).

Uma personalidade marcante da “Cidade Ternura”, Simeão cursou o primário em Tatuí no Grupo Escolar “João Florêncio” e o secundário no Liceu “Coração de Jesus”, em São Paulo. Posteriormente, pela paixão a Matemática, cursou a Faculdade de Engenharia, mas não chegou a concluir. Se formou no curso de Direito da Faculdade do Largo de São Francisco.

Em 1945, Simeão passou a trabalhar em Tatuí, onde atuou até 1997 nas áreas Cível, Criminal e Trabalhista. Exerceu a advocacia durante 52 anos e completou seu centenário de nascimento como membro ativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Simeão foi um dos associados fundadores do Rotary Club de Tatuí, em 29 de agosto de 1947, e é um rotariano em plena atividade. Também atuou na fundação da atual Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, da Fundação Educacional “Manoel Guedes” – FEMAGUE e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí. Foi fundador do Clube da Poesia “Paulo Setúbal”, da ASSETA – Associação de Ensino de Tatuí-, mesmo sem nunca ter sido poeta, e do Clube do Vinho.

Foi vereador na 4ª Legislatura (1º de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 1963), tendo sido suplente durante a 1ª e a 2ª Legislaturas (1º de janeiro de 1948 a 31 de dezembro de 1951 e 1º de janeiro de 1952 a 31 de dezembro de 1955) e foi provedor da Santa Casa em 1962. A Câmara Municipal de Tatuí concedeu a ele o título de “Cidadão Tatuiano”, por meio da Resolução nº 17 de 1985, prestando justa homenagem ao destaque no aniversário da “Cidade Ternura”.

Na área esportiva, Simeão foi três vezes presidente da Associação Atlética XI de Agosto, onde em sua gestão, no ano de 1968, construiu o Ginásio de Esportes, ao lado de uma comissão formada por Juca Machado, Milton Stape, Oswaldo Del Fiol, Pedro Gagliardo e Mário Baiardi. Ele foi, também, presidente da Junta Disciplinar Esportiva da Liga Tatuiana de Futebol em 1957/1958.

Segundo o Jornal “O Progresso de Tatuí”: “Das lembranças do passado, Sobral ressalta a ‘Tatuí antiga’, da juventude, época em que os clubes eram os pontos de encontro da garotada. ‘A vida era doméstica. Nós tínhamos o cinema São Martinho, que era o ponto principal de atração, e o jardim em frente à Matriz. Então, tinha cinema, baile no fim de semana, a gente dava algumas voltas no jardim’. Para sair, Sobral pegava uns trocados com o avô Simeão, com quem ‘tinha relação de amizade e cumplicidade’. ‘Ele tinha outros netos, e era quem nos dava uns ‘cobres’ (dinheiro) para a gente, toda semana. Era quem sustentava nossos finais de semana'”.

Infinitas qualidades possuía o Dr. Simeão. Apreciava a vida com viagens, conheceu os Estados Unidos e a Europa, em especial Portugal, a terra do avô paterno Simeão Augusto Sobral. Gostava de dormir, de tomar Ovomaltine com leite, de tocar violão e de cantar. Gostava, também, de uma cervejinha e o seu time do coração era o São Paulo.

Em agosto de 2018, recebeu uma homenagem do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, por meio do Projeto “Ilustres Tatuianos”, realizado em parceria com a “Noite da Seresta com Ternura”. Por ser “largamente” vivido – em tempo e pelo mundo – Simeão Sobral foi um (bom) exemplo e um dos maiores patrimônios tatuiano. Ele faleceu no dia 23 de fevereiro de 2022, aos 105 anos de idade, de causas naturais, no Hospital Unimed Tatuí. Seu velório ocorreu na sede do Rotary Club de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário