domingo, 20 de fevereiro de 2022

turismo | Bastidores do ‘Quinzinho’: as áreas restritas do zoo reveladas às crianças

Cruzeirinho

Setores de nutrição e de biologia e veterinária são importantes para o bom funcionamento do zoológico

JÉSSICA NASCIMENTO, no Cruzeiro do Sul, com edição do DT

Bastidores do ‘Quinzinho’: as áreas restritas do zoo reveladas às crianças (Crédito: Pedro Negrão)

A técnica ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira apresentou às crianças um filhotinho de gambá-de-orelha-branca que foi resgatado pelo setor de veterinária e mostrou como a nutrição prepara a alimentação dos bichinhos.

20/02/2022 | Ver os animais, conhecer novas espécies, caminhar ao ar livre, manter contato com a natureza... Tudo isso é possível no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, a 62 km de Tatuí, onde a diversão é garantida para crianças e adultos. Mas você já imaginou como funcionam as áreas internas desse espaço tão incrível? Nas áreas restritas do zoo, com entrada permitida apenas para os colaboradores, existem vários espaços dedicados ao cuidado da bicharada. Sabia disso?

A equipe do Cruzeirinho visitou dois desses espaços: o Setor de Nutrição, responsável por elaborar e garantir que os animais recebam uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades, e o Setor de Biologia e Veterinária, que garante a saúde e o bem-estar dos animais do zoo. Durante a visita, realizada em janeiro durante a atividade “Conhecendo os bastidores do Zoo”, que ocorreu na programação especial de férias, crianças e adultos puderam conferir de perto a estrutura de apoio do zoológico.

Daniela, Ana Julia e Gabriela Ormieski se surpreenderam com tantas tarefas (foto: Pedro Negrão)

As primas Daniela Unemura Ornieski, de 10 anos, Ana Júlia Orniesqui da Silva, de 10 anos, e Gabriela Ornieski de Souza, de 8 anos, prestaram atenção em cada etapa da visita e se surpreenderam com as tarefas realizadas pela equipe do zoo diariamente. As meninas nunca tinham visto essa parte do zoológico e se encantaram com as áreas restritas do parque, principalmente com o Setor de Nutrição, onde são preparados os alimentos para os animais. “Gostamos muito, foi legal, bem divertido. É interessante”, afirmaram.

Uma das partes que mais chamou a atenção de Daniela foi a de como capturar os animais para oferecer cuidados veterinários. “Tem que ter muito cuidado para ninguém se machucar”. Antes de participar da atividade, a menina nunca tinha parado para refletir sobre como os bichos são alimentados. “É legal aprender essas curiosidades”. Ana Júlia concorda e completa: “As pessoas que trabalham aqui são corajosas”. Já Gabriela ficou encantada com o filhotinho de gambá que estava no Setor de Biologia e Veterinária. “Ele é muito fofinho”.

Cássio ficou empolgado (Foto: Pedro Negrão)

Até crianças de outras cidades participaram da atividade, como os irmãos Cássio Seri, de 10 anos e Lívia Seri, de 6 anos, de Tatuí. Os dois adoraram conhecer o zoo e a estrutura para alimentar e cuidar dos animais. Cássio, por exemplo, ficou empolgado com os aprendizados do dia. “Estava curioso para saber sobre a alimentação. Descobri que é bem detalhada, tem horário, alimentos e quantidades certas”, conta ao dizer que os bichos são bem cuidados no zoológico.

Mário Martins gostou de conhecer o zoo (Foto: Pedro Negrão)

Cássio e Lívia estavam acompanhados dos amigos Lucas Furtado, de 10 anos, e Mario Rui Santana Martins, de 6 anos, que também apreciaram o passeio. Os dois são irmãos e moram em Tatuí. “Eu gostei de tudo do zoológico”, conta Mario. Lucas gostou de ter conhecido os diferentes espaços do zoo. “É interessante saber sobre os animais. A parte da alimentação foi bem legal. Não sabia que tinha uma quantidade certa para cada espécie”, relata.

Bastidores

Bastidores do Quinzinho de Barros (Foto de Pedro Negrão)

Quem apresentou esses espaços restritos para os visitantes foi a técnica ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira, responsável pela educação ambiental do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Os pequenos viram de pertinho como os animais são capturadas nos recintos quando precisam receber algum atendimento veterinário. Peônia explicou todos os cuidados necessários durante esse procedimento, principalmente com as cobras.

Você sabia que as formas de captura variam de acordo com a espécie e o tamanho dos animais? O zoo conta com equipamentos adequados para transportar cobras, mamíferos e bichos de pequeno porte, como redes, caixas de transporte e luvas de proteção. Peônia explicou como todos eles são usados. No Setor de Veterinária, tinha um filhotinho de gambá-de-orelha-branca que foi resgatado e levado ao zoológico. As crianças ficaram encantadas ao ver de perto o bichinho, que parecia um rato branco.

Já no Setor de Nutrição, que fica do lado do Setor de Biologia e Veterinária, as crianças conheceram o espaço onde são preparadas as refeições dos bichos. Isso porque cada um dos mais de mil animais de mais de 300 espécies do zoo segue um cronograma de alimentação. Em um grande livro, estão todos os dados que precisam ser seguidos na hora de preparar a bandeja dos bichanos, como tipo de alimento, peso, forma e horário de entrega. Para entender como isso é feito, Peônia mostrou exemplos de refeições que incluem sementes, frutas, vegetais, carnes e ração. (Jéssica Nascimento) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário