quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Conservatório de Tatuí apresenta "A Banda do Villa" em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Estudo de partituras de Heitor Villa-Lobos, que estreou oficialmente na Semana que marca o surgimento do modernismo no Brasil, fará parte das comemorações da instituição

Conservatório de Tatuí apresenta "A Banda do Villa" em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

16/02/2022 |  O Conservatório de Tatuí recebe o maestro Marcelo Jardim, coordenador do projeto “A Banda do Villa”, na releitura de partituras de autoria de Heitor Villa-Lobos, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A apresentação, que tem entrada gratuita, está programada para 23 de fevereiro, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí.

O evento é uma realização conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Conservatório de Tatuí e integra o Sistema Nacional de Orquestras Sociais -- Sinos, dentro do programa Arte de Toda Gente. Coordenado pelo maestro Marcelo Jardim, a iniciativa é uma parceria da Fundação Nacional de Artes - Funarte com a UFRJ. O projeto “A Banda do Villa” faz parte da pesquisa de doutorado de Jardim, na qual arranjou e editou para a utilização em bandas e corais, partituras que o maestro Villa-Lobos escreveu originalmente para a Semana de Arte Moderna de 1922.

"Esse estudo vem sendo desenvolvido desde 2011 e tem como objetivo a restauração das partituras da obra de Heitor Villa-Lobos, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para a banda sinfônica", explica Marcelo Jardim. Segundo ele, o maestro Villa-Lobos acreditava que a banda era um dos mais importantes fatores de educação musical e expressão artística. "Essa tese de doutorado investiga os caminhos que Villa-Lobos trilhou para criar suas obras e o tipo de escrita direcionada à banda de música e sinfônica."

A apresentação de “A Banda do Villa” terá a participação de alunos do Conservatório, ganhadores dos concursos de violão e piano do projeto Revisitando o Modernismo, realizado em 2021. A programação do evento inclui ainda um documentário com algumas das obras pesquisadas pelo maestro Marcelo Jardim. O encerramento será com um tributo à diversidade musical da América Latina, apresentação do álbum inédito intitulado 24 Caprichos Latinoamericanos do compositor Arthur Barbosa. A execução será de Emanuelle Baldini, violinista e maestro da Orquestra Sinfônica de Tatuí.

Serviço:
“A Banda do Villa” no Conservatório de Tatuí
Data: quarta-feira, 23 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415, Centro -- Tatuí
Entrada gratuita
Mais informações no site do Conservatório de Tatuí

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Ouro: CSN Companhia Siderúrgica Nacional
Patrocinador Prata: Visa

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.


Sobre o Sinos: O Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos é parte do programa Arte de Toda gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes -- Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro -- UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música e conta com uma rede de dezenas de músicos profissionais que atuam na capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e contribuindo para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país. Para isso, oferece um vasto conteúdo de aulas e oficinas, partituras e outras publicações através de seu site, além de promover e apoiar atividades de capacitação, mostras, concertos, congressos e festivais presenciais em todas as regiões brasileiras. Para mais informações e acesso ao conteúdo do projeto em www.sinos.art.br.


Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário