terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Feriado de Carnaval preocupa o Setor de Combate à Dengue de Tatuí

Mesmo há 12 semanas sem registros de casos da doença, técnicos se preocupam porque, no feriado prolongado, as pessoas viajam, é período de chuvas e pouca atenção é dada ao controle dos criadouros, podendo proliferar os focos do mosquito.

Feriado de Carnaval preocupa o Setor de Combate à Dengue de Tatuí

15/02/2022 |  No último dia 11/02, foi organizada uma Sala de Situação de Controle e Combate à Dengue, no Paço Municipal, para discutir as estratégias para as próximas semanas no combate aos criadouros de dengue. Participaram representantes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e de várias secretariais municipais.

Embora Tatuí esteja há 12 semanas sem registro de casos de dengue, a grande preocupação é com relação ao feriado prolongado de Carnaval. Isso porque as pessoas viajam, é período de chuvas e pouca atenção é dada ao controle dos criadouros, podendo assim proliferar os focos do mosquito.

No último mês de janeiro foi registrado em Tatuí um grande número de larvas do pernilongo, principalmente na periferia da cidade. As amostras foram encaminhadas para a Sucen-SP, para análise.

Essa situação fez acender a luz amarela. A coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, revelou algumas ações que estão acontecendo e devem se intensificar nos próximos dias, como as visitas a imóveis, o controle de criadouros, nebulizações e visitas a pontos estratégicos (ferros-velhos, cooperativas de reciclagem etc).

A criação das Brigadas de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, que têm a missão de executar vistorias em locais previamente estipulados, de acordo com o “Mapa de Risco” de cada prédio pertencente às secretarias municipais, já está em pleno funcionamento em algumas secretarias. O objetivo das brigadas é formar agentes multiplicadores neste trabalho tão importante de eliminação dos criadouros.

Outras ações também seguem acontecendo em todo o município, como a distribuição de panfletos sobre os sintomas da dengue e os locais em que possam surgir possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, terá início nos próximos dias a aplicação de inseticida em pontos estratégicos de Tatuí; isso será feito por meio de agentes de uma empresa terceirizada e especialista no assunto.

O Setor de Combate à Dengue também ressalta a importância das ações da população no controle da doença e, por isso, pede mais uma vez a colaboração de todos quanto a limpeza e manutenção de terrenos e residências e salienta que as denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser enviadas para a Ouvidoria Municipal. O atendimento pode ser presencial (na Rua José Ortiz de Camargo, nº 594, Centro, antiga sede da Secretaria de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelos telefones (15) 3251-3576 e 0800-770-0665.

Nenhum comentário:

Postar um comentário