domingo, 13 de fevereiro de 2022

Campanha de doação de sangue recebe 73 doadores em Tatuí

Campanha aconteceu neste sábado no Cemem de Tatuí, em convênio com o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú; 12 pessoas também se cadastraram para doar medula óssea.

Por TV TEM com edição do DT

Mais de 70 moradores doaram sangue durante campanha neste sábado em Tatuí — Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação

12/02/2022 |  A campanha realizada neste sábado (12) pelo banco de sangue de Tatuí, em parceria com o Hospital Amaral Carvalho de Jaú, contou com a presença de 73 doadores de sangue, segundo a prefeitura.

A administração municipal contou ainda que 12 pessoas também se cadastraram para serem doadoras de medula óssea.

Neste sábado (12), as doações foram feitas no Centro Municipal de Especialidades Médicas de Tatuí (Cemem), mas o banco de sangue continua recebendo doações às terças e quintas-feiras. O espaço fica na Rua Cônego Demétrio, ao lado da Maternidade da Santa Casa.

Moradores de Tatuí doaram sangue durante campanha neste sábado (12) — Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação

No dia da doação de sangue, é necessário levar um documento com foto. O doador também precisa estar com boa saúde, ter entre 16 e 60 anos de idade, não estar de jejum e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. Os menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal.

Doação de medula óssea

O transplante de medula óssea pode ajudar pessoas com doenças que afetam as células do sangue, como a leucemia.

Para se tornar um doador, basta fazer um cadastro no hemocentro mais próximo e esperar que o Redome, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, encontre um paciente compatível no país.

No hemocentro, o doador colhe um pouco de sangue e preenche uma ficha. A partir disso, o sangue é analisado para identificar as características genéticas do doador e cruzá-las com os dados dos pacientes que precisam do transplante, para determinar a compatibilidade.

Esses dados são enviados ao Redome, que vai entrar em contato quando houver um paciente com possível compatibilidade. Depois de mais alguns exames, a pessoa pode realizar a doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário