terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Entenda as mudanças nas secretarias municipais de Tatuí

As secretarias de "Cidadania" e de "Serviços Públicos" são as maiores novidades

Elaine Leite de Camargo Miranda

01/02/2022 |  Você pode ter ouvido que o prefeito Miguel criou três novas secretarias, que nomeou dois novos secretários e que o Executivo passou de 11 para 12 secretarias municipais. A conta não fecha mesmo. Vamos procurar entender quais foram as mudanças anunciadas.

Das 11 secretarias que o Executivo dispunha, 6 não tiveram nenhuma mudança:

  1. "Educação", de Elisângela da Costa Rosa Cecílio;
  2. "Saúde", de Olga Daniela Kramek;
  3. "Assistência e Desenvolvimento Social", de Alessandro Bosso;
  4. "Obras e Infraestrutura", de Marco Luiz Resende;
  5. "Segurança Pública e Mobilidade Urbana", de Miguel Ângelo de Campos; e
  6. "Agricultura e Meio Ambiente", de José Hélio de Oliveira Junior.
  7. A antiga "Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude", de Cassiano Sinisgalli, agora não tem mais o "Juventude", cujas atribuições ficaram a cargo da nova "Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania".
  8. A "Secretaria da Fazenda e Finanças" se fundiu com a "Secretaria de Planejamento, Trabalho e Gestão Pública", excluindo a "Gestão Pública", e agora existe a "Secretaria de Planejamento, Trabalho, Fazenda e Finanças", dirigida por Aniz Eduardo Boneder Amadei. Uma secretaria a menos.
  9. A "Secretaria de Governo" absorveu os "Negócios Jurídicos" da então "Secretaria da Administração e Negócios Jurídicos", surgindo a "Secretaria de Governo e Negócios Jurídicos", de Renato Pereira de Camargo.
  10. A Secretaria da Administração, que perdeu os "Negócios Jurídicos", ganhou a nova função de "Transportes Públicos", que não existia, surgindo a "Secretaria da Administração e Transportes Públicos", sob direção de Gustavo Duarte Elias de Almeida. Este é um dos dois novos secretários nomeados.
  11. A recém-criada "Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania" vai ajudar a "Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social" se antecipando na abordagem dos cidadãos em situação de vulnerabilidade. Para dirigi-la foi nomeada Elaine Leite de Camargo Miranda. É a segunda estreante na função de secretária.
  12. A outra novidade é a "Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria", que ficará responsável pela manutenção de canteiros (antes na Secretaria de Obras), pela coleta de lixo, iluminação púbica e ouvidoria. Ou seja, vai substituir a Secretaria de Obras na manutenção dos serviços cotidianos. Secretaria nova para Ricardo Barbará da Costa Lima, que dirigia a Secretaria de Planejamento..

Assim, as novas secretarias são duas: "Direitos Humanos e..." e "Serviços Públicos e...". Como houve a fusão de duas secretarias, ficou assim 11+2-1 = 12 secretarias atualmente.

Se aumentou apenas uma secretaria, então por que foram nomeados mais dois secretários, se não houve nenhuma exoneração? É que a Secretaria de Governo, que se fundiu com Negócios Jurídicos, já estava sendo acumulada pelo secretário de Negócios Jurídicos desde a saída de Luiz Paulo Ribeiro da Silva. Estávamos com 10 secretários em 11 secretarias.

E a terceira secretaria nova de que se falou? Trata-se de "Transportes Públicos", para a qual não foi criada uma nova secretaria, mas teve seus serviços agregados à Secretaria da Administração.

Gustavo Duarte Elias de Almeida

Prefeitura quer aumentar seus fornecedores locais

"Temos imensos desafios e a ideia é desburocratizar os processos. A maior compradora do município é a Prefeitura e, hoje, os comerciantes da cidade não são os nossos principais fornecedores. Nós queremos mudar isso." (Gustavo Duarte Elias de Almeida, secretário de Administração e Transportes Públicos de Tatuí, ao jornal O Progresso de Tatuí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário