terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Conservatório de Tatuí prorroga até 9 de fevereiro as inscrições para novos alunos

São 638 vagas para mais de 50 cursos regulares de música e teatro - todos gratuitos.


01/02/2022 |  O Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina -- prorroga o prazo para inscrições no Processo Seletivo de Novos Alunos até o dia 9 de fevereiro. A instituição disponibiliza 638 vagas em mais de 50 cursos regulares nas áreas de Música Erudita, Música Popular, Educação Musical e Artes Cênicas. Os cursos são totalmente gratuitos e os interessados podem se inscrever pelo site do Conservatório de Tatuí.

Em respeito ao Plano SP e aos protocolos para prevenção à Covid-19, o processo seletivo será realizado prioritariamente de forma remota. Para a maioria dos cursos oferecidos, a seleção ocorrerá por meio de vídeos e entrevistas virtuais. A exceção é para os cursos de Artes Cênicas e Cenografia, cuja seleção será feita por meio de atividades presenciais, sempre respeitando os protocolos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, entre outros.

Nos cursos de música, candidatos que não possuem conhecimento musical serão chamados para uma entrevista virtual com uma banca de professores da instituição. O link para a entrevista será enviado por e-mail após o encerramento do prazo de inscrições. Candidatos que já possuem conhecimento musical deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam a peça indicada no edital. Este vídeo deverá ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição. Nos cursos de Musicalização Infantil e Ateliês de Artes Cênicas, as vagas serão distribuídas por sorteio. No curso de Formação em Educação Musical, a seleção será feita por meio de análise curricular e formulário online.

CONFIRA OS CURSOS

Área de Música Erudita

- Sede/Tatuí: Acordeão, Canto Lírico, Canto Barroco (novo), Clarinete, Contrabaixo Acústico, Cordas Dedilhadas Históricas, Cravo, Eufônio, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Fortepiano, Harpa, Luteria, Oboé, Percussão Sinfônica, Piano Clássico, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão Clássico, Violino, Violino Barroco/Viola Barroca, Violoncelo e Violoncelo Barroco/Viola da Gamba.

- Vagas para pessoas cegas ou com baixa visão (Tatuí): Oboé, Piano, Violão Clássico e Violino, por meio da Musicografia Braille.

- Polo São José do Rio Pardo: Canto Lírico, Clarinete, Contrabaixo, Flauta Transversal, Percussão Sinfônica, Piano, Piano Colaborativo, Saxofone, Trombone/Eufônio/Tuba, Trompa, Trompete, Viola, Violão Clássico, Violino e Violoncelo.


Área de Música Popular

- MPB/Jazz: Bateria, Canto, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete e Violão.

- Choro: Bandolim, Cavaquinho, Flauta, Percussão e Violão 7 Cordas.

- Música Raiz: Viola Caipira


Área de Educação Musical

- Musicalização Infantil: Musicalização Infantil 1 (4 anos), Musicalização Infantil 2 (5 anos), Musicalização Infantil 3 (6 anos), Musicalização Infantil 4 (7 anos).

- Formação em Educação Musical (manhã ou tarde)


Área de Artes Cênicas

- Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças

- Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes

- Artes Cênicas

- Cenografia


Cadastro de reserva - A instituição esclarece que a quantidade de vagas abertas está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do ano letivo 2021 e, por isso, alguns cursos mantidos pela instituição não dispõem de vagas para novos alunos neste momento, incluindo Regência. Todavia, haverá processo seletivo para cadastro de reserva (lista de espera) nos cursos de Acordeão, Piano, Harpa, Violão, Flauta Doce, Bateria (MPB/Jazz), Trombone (MPB/Jazz), Cavaquinho (Choro), Violão de 7 Cordas (Choro), Percussão (Choro).

Bolsas de estudo - Os candidatos com conhecimento musical e teatral que forem aprovados no Processo Seletivo para Novos Alunos, cujo resultado está previsto para ser divulgado a partir de 18/02, poderão se inscrever, também, para concorrer a vagas para bolsistas nos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí. As inscrições para as Bolsas Performance ficarão abertas até 1º de março. Estes editais já estão disponíveis no site do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as) 2022
Inscrições: 04/01 a 09/02/2022
Link de acesso no site do Conservatório de Tatuí.

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Ouro: CSN Companhia Siderúrgica Nacional
Patrocinador Prata: Visa

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário