sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tatuí realiza neste domingo Torneio Revelação de Xadrez

Partidas acontecerão na Praça da Matriz – Evento tem a chancela da Federação Paulista. Tatuí terá no domingo a segunda edição do Torneio Revelação Tatuí de Xadrez, na Praça da Matriz, a partir das 9h30. O evento é fruto de parceria entre a Federação Paulista de Xadrez e a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e do Clube de Xadrez, recentemente instituído.

O campeonato será divido em cinco categorias: absoluto, sub18, sub14, sub10 e feminino. Os três primeiros colocados receberão troféus. Haverá também distribuição de medalhas. O sistema suíço será empregado na disputa, já que permite a participação de grande número de competidores, em seis rodadas, com duração total de 20 minutos. Nas regras deste sistema, dois opositores só podem se enfrentar uma única vez. Os competidores deverão levar jogos de peças e relógios.

O diretor de esportes do município, Natalino Pedreschi Junior, o Magoo, explica que o sucesso da primeira edição, realizada em abril, fez com que a disputa fosse mantida na Praça da Matriz. O objetivo é democratizar o esporte. Durante o torneio, seguindo a mesma fórmula, professores estarão explicando a população que passa pelo ponto central da cidade, os lances, as regras e a tática de cada jogador. “O campeonato será mais uma vez ao ar livre, uma novidade para quem está acostumado a ver esse jogo só em ambientes fechados. A população terá a oportunidade de acompanhar de perto essa disputa que privilegia a estratégia e o raciocínio”, explicou.

Outra marca do torneio é a homenagem ao enxadrista tatuiano Gilberto Pereira Machado Neto, falecido recentemente, que emprestará seu nome ao troféu da competição. “Gilberto foi uma pessoa que se destacou no esporte da nossa cidade, defendendo as cores de Tatuí no xadrez e também no tênis de mesa. Nada mais justo que prestar esse reconhecimento em um momento tão especial do xadrez em nosso município”, argumentou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior.

O Torneio Revelação Tatuí de Xadrez conta ainda com o patrocínio do CCAA e do Oba Lanches.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3251-4844 ou (15) 3251-1114.

Nenhum comentário:

Postar um comentário