quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Tatuí realiza campanha para detecção de tuberculose até o próximo dia 17

Exames estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde. A Prefeitura de Tatuí realiza uma campanha de combate à tuberculose através de busca ativa para descoberta de novos casos. A programação, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, segue até o próximo dia 18 de novembro em todos os postos de saúde da cidade. A iniciativa faz parte da agenda do Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado anualmente em 17 de novembro.

A técnica utilizada para aferir a presença da doença é o chamado exame do escarro. Tosse por mais de suas semanas consecutivas pode ser sintoma de tuberculose. Se confirmado o diagnóstico, o paciente será automaticamente encaminhado para tratamento médico especializado. Além dos testes, serão distribuídos panfletos informativos com orientações e mensagens de alerta sobre a doença. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso, a tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação. “Os principais sintomas são a tosse continuada, seguida ou não de febre, em muitos casos ocorre ainda emagrecimento e perda de apetite. É preciso ficar atento já que a doença ainda é um grave problema de saúde pública em nosso país”, explica.

Mas, a tuberculose é perfeitamente curável, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico. Por isso, é importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas e procurem orientação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8855.

Nenhum comentário:

Postar um comentário