sábado, 9 de novembro de 2013

IV - Saiba mais sobre o cururu

Cururu - Praticado na região do Vale do Médio Tietê, não há consenso sobre a origem do cururu. Mário de Andrade, Alceu Maynard e Antônio Cândido entendem que o cururu teve origem a partir da adaptação das danças cerimoniais indígenas, enquanto Câmara Cascudo fala em “invenção jesuítica”.

Inicialmente dançado, o Cururu é sobretudo um Canto de Repente, de modo que as letras, a melodia e a música são feitas com total improviso. Cada improviso deve respeitar um tipo de regra: as rimas dos versos de repente obedecem às carreiras, que podem ser do "A", que implica como rimas no verbo "...ar" (exemplo: “dançá" e "cantá"); do Sagrado, com rimas em "...ado, exemplo: "cansado e "desajeitado.

Embora conduzido ao som de viola, que marca o compasso, e pelos versos do cururueiro, o Cururu também tem na sua tradição uma participação do público, que pode aplaudir uma combinação brilhante de palavras nos versos ou então criticar o desempenho do canturião, quando este perde o compasso da viola e "...perde a batida". O Cururu é uma história cantada, no qual o assunto a ser cantado é decidido pelo próprio cururueiro. Na verdade é ele quem dará rumo ao que será tratado durante a "cantoria".

Em Tatuí, as rodas de cururu são semanais, com transmissão radiofônica. Desde 2009, o Torneio Estadual de Cururu do Conservatório de Tatuí entra em cena, para valorizar ainda mais os cantadores e violeiros”, afirma o coordenador Jaime Pinheiro.

SERVIÇO
Sexta-feira . 15/11 . 16h . 1ª Eliminatória Torneio Estadual de Cururu
Sábado . 16/11 . 16h . 2ª Eliminatória Torneio Estadual de Cururu
Domingo . 17/11 . 14h00
Grande Final e Premiação Torneio Estadual de Cururu
Anúncio dos vencedores 5º Concurso Nacional de Luteria - Violão
Participação especial: Duplas “Roda de Violeiros” e Os Tropeirinhos do Rancho
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário