sábado, 1 de outubro de 2022

Tatuí realiza Audiência Pública para revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico

Primeira audiência pública para a revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí aconteceu na Câmara Municipal.

Tatuí realiza Audiência Pública para revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico


01/10/2022 | Como parte da programação da “4ª Semana Municipal de Turismo”, aconteceu, na terça-feira (27/09), na Câmara Municipal, a primeira audiência pública para a revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí – PDT. O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo.

O PDT tem o objetivo de definir diretrizes, programas e projetos para aprimorar, fomentar e fortalecer o desenvolvimento do setor, diversificando a oferta turística do município, aumentando a sua visibilidade e atraindo turistas e investimentos do setor público e da iniciativa privada em equipamentos de turismo, lazer e entretenimento.

Esta revisão busca adequar e atualizar os dados, as diretrizes, os programas e os projetos para o período de 2023 a 2025, conforme exigência aos MITs (Municípios de Interesse Turístico), de acordo com Lei Complementar Estadual nº 1.261/2015.

No processo, é necessário buscar opiniões e colher informações para aprimorar o desenvolvimento do turismo local; atualizar dados estatísticos (sistema de transporte, sistema de saúde e sistema hoteleiro), inventário turístico (restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias e docerias) e atrativos turísticos (produtos e potenciais); além de diagnosticar os resultados alcançados dentro das estratégias previstas inicialmente.

A primeira audiência pública para a revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí – PDT contou com a presença do secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli; do presidente do COMTUR, César Augusto de Araújo; do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu; do vereador Renan Cortez; e dos turismólogos do Prefeitura de Tatuí, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho.

Em suas palavras, as autoridades destacaram a importância do município buscar o fortalecimento no setor turístico com o objetivo de se tornar uma “Estância Turística”. Esta é uma reivindicação antiga deste setor, mas que não depende apenas do Poder Público, mas sim, do engajamento e da participação de todos (empresários, sociedade civil etc). A população presente pode fazer uso do microfone, para dar a sua contribuição para a revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí e, em seguida, o secretário Sinisgalli agradeceu às autoridades, aos presidentes dos conselhos municipais, à população e aos empresários que participaram do encontro.

Até o dia 18 de outubro, a população pode participar do processo, sugerindo propostas, proposituras e sugestões para o PDT, no link https://bit.ly/3fwIZ0V. Após o período de envio das propostas, haverá uma reunião técnica com a comissão do COMTUR e a equipe do Departamento de Turismo, para que, depois, a revisão do PDT seja apresentada para deliberação e votação na reunião do COMTUR.

O resultado da votação será encaminhado para a revisão da Secretaria Municipal de Governo e Negócios Jurídicos, que encaminhará a versão final do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí para a Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário